SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Knowledge of medical students and physicians about palliative care: application of the BPW questionnaireFaculty development in medical school: how can it be improved? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

FERREIRA, Iago Gonçalves; CAZELLA, Silvio César  and  COSTA, Márcia Rosa da. Preceptoria médica: concepções e vivências de participantes de curso de formação em preceptoria. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.4, e162.  Epub Nov 18, 2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.4-20220168.

Introdução:

O ensino por meio da vivência prática, denominado preceptoria, permite aos aprendizes buscar informações e esclarecer dúvidas com os preceptores, de maneira a desenvolver competências e habilidades em um ambiente de apoio e segurança, elementos essenciais ao bom aprendizado.

Objetivo:

Esse estudo objetivou compreender as concepções e vivências de alunos e egressos do curso de especialização em Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade (UNA-SUS/UFCSPA) acerca da preceptoria na formação médica.

Método:

A pesquisa adotou abordagem qualitativa e observacional, sendo conduzida por meio de entrevistas individuais em plataforma de videoconferência, com 12 participantes do curso advindos das cinco regiões geográficas brasileiras, sob orientação de roteiro de questões abertas. As transcrições das entrevistas foram analisadas a partir dos conceitos da obra Análise de conteúdo, de Laurence Bardin.

Resultado:

Sob a ótica dos entrevistados, o papel do preceptor relaciona-se, sobretudo, à função de referencial para seus aprendizes, devendo assim apresentar atitudes éticas e profissionais, consonantes com atributos humanísticos e competências técnicas.

Conclusão:

A partir das perspectivas observadas no estudo, evidencia-se a relevância do preceptor no processo de formação médica, bem como a necessidade de debates entre instituições de ensino, entidades médicas, gestores e serviços de saúde sobre a valorização e qualificação de preceptores, e, consequentemente, dos futuros profissionais.

Keywords : Preceptoria; Docentes de Medicina; Internato e Residência; Medicina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )