SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Attitude to death and opinion of medical students on the top trainingBurnout and active teaching-learning methodology among medical students at a university in a triple border region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

PINHEIRO, Carlos Eduardo et al. Teste de Progresso: ausência de alunos de Medicina é sugestiva de mau desempenho acadêmico. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.4, e142.  Epub Dec 07, 2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.4-20220145.

Introdução:

Não se sabe se a ausência de estudantes de Medicina ao Teste de Progresso (TP) se dá de forma aleatória ou por alguma característica sistemática deles, o que poderia influenciar a representatividade dos resultados obtidos pelos participantes.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos comparar os índices de desempenho acadêmico, no curso de Medicina da UFSC, dos alunos presentes e ausentes ao TP em 2019; propor uma maneira de estimar, a partir desses índices, quais seriam as notas dos faltantes se tivessem participado do TP; e identificar fatores associados à ausência ao TP.

Método:

Foram comparadas as médias dos índices de desempenho acadêmico, globais e nas diferentes fases (semestres) dos grupos de alunos presentes e ausentes ao TP, utilizando teste t de Student para amostras independentes. Por meio de uma técnica de regressão linear, foram imputadas as prováveis notas no TP ao grupo de alunos ausentes.

Resultado:

As médias globais dos três indicadores acadêmicos foram significativamente menores nos alunos ausentes ao TP (p variando de < 0,03 a < 0,0001); em dez das 11 fases (semestres) analisadas do curso, os indicadores acadêmicos dos faltosos foram piores do que dos presentes. A imputação de notas no TP aos ausentes permitiu verificar que existe correlação (R = 0,62) entre a porcentagem destes e a diferença de notas entre os grupos que realizaram e os que faltaram ao TP. Entre os alunos do gênero masculino, 25,8% não fizeram o TP, enquanto no gênero feminino foram 16,6% (diferença com p < 0,01).

Conclusão:

A ausência de alunos ao TP não se dá de forma aleatória. Entre os faltosos, há uma tendência sistemática de existirem alunos com piores índices de desempenho acadêmico. O uso de imputação múltipla de dados evidencia uma correlação entre a porcentagem de faltosos e a diferença na média da nota no TP, desse grupo, comparada à média da nota dos participantes. A proporção de homens que faltaram ao TP foi significativamente maior do que a de mulheres.

Keywords : Educação Médica; Avaliação Educacional; Teste de Progresso; Imputação Múltipla; Ausência de estudantes ao TP.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )