SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Museums in medical education: a narrative reviewVirtual simulations for health education: how are user skills assessed? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

PEDREIRA, Paulo Geovanny; BATISTA, Nildo Alves  and  FERREIRA, Beatriz Jansen. Instrumentos de avaliação no ensino de tomada de decisão compartilhada em cursos de Medicina: uma revisão integrativa. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.4, e129.  Epub Sep 21, 2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.4-20220044.

Introdução:

A tomada de decisão compartilhada (TDC) é uma abordagem em que médicos e pacientes compartilham as melhores evidências disponíveis quando confrontados com a tarefa de tomar decisões. Na TDC, os pacientes são estimulados a considerar opções para que possam obter preferências informadas. Todavia, até onde se pode determinar, os princípios da TDC não são rotineiramente ensinados e avaliados nos currículos das faculdades de Medicina.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo identificar na literatura instrumentos de avaliação aplicados em escolas médicas para o ensino de TDC.

Método:

Trata-se de uma revisão integrativa, via Portal de Periódicos Capes, que contempla as bases de dados MEDLINE, SciELO e Lilacs. Para as bases de vocabulário controlado, utilizamos o descritor shared decision making, combinado isoladamente com medical education. Para a base de palavras-chave, utilizamos medical school, medical student, medical educational models, educational medical assessment measures e medical curriculum.

Resultado:

A busca revelou 1.524 artigos, dos quais 13 foram selecionados como corpus de revisão. Instrumentos de avaliação em atenção centrada no paciente (ACP) são ferramentas importantes para avaliar a TDC em currículos de escolas médicas, principalmente a Patient-Practioner Orientai-o Scale (PPOS). Escalas e questionários on-line se apresentam como alternativas para essa avaliação. A escala Observing Patient Involvement (OPTION) se mostrou como uma ferramenta contributiva para avaliar a TDC em escolas médicas.

Conclusão:

Todos os 13 estudos de TDC aplicados em escolas médicas se mostraram de alguma forma eficazes na avaliação de habilidades, confiança ou atitudes dos alunos de graduação em Medicina. Contudo, nenhum desses estudos realizou avaliações de acompanhamento por longos períodos. Entendemos que, especialmente no Brasil, novas pesquisas devem ser feitas, tanto relacionadas com a validação de escalas que se mostram potentes internacionalmente como na construção de instrumentos mais contextualizados à nossa realidade.

Keywords : Tomada de Decisão Compartilhada; Educação Médica; Estudantes de Medicina; Medidas de Avaliações Médicas Educacionais; Currículo Médico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )