SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Assessment instruments in shared decision-making in medical courses: an integrative reviewIntegrative review of innovative tools for anatomy teaching-learning in medical school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

ANDRADE, José Raul de Brito; MACHADO, Liliane dos Santos; LOPES, Leonardo Wanderley  and  MORAES, Ronei Marcos de. Simulações virtuais para educação em saúde: como são avaliadas as habilidades do usuário?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.4, e130.  Epub Oct 06, 2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.4-20210389.ing.

Introdução:

Um simulador virtual, ou baseado em realidade virtual, pode recriar computacionalmente contextos reais.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar trabalhos sobre simulações virtuais para treinamento de procedimentos clínicos, com foco na avaliação de habilidades do usuário.

Método:

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada entre 2010 e 2020. Foram selecionados 56 estudos.

Resultado:

Observamos nos estudos selecionados que as variáveis e os parâmetros dos simuladores virtuais são geralmente obtidos por consulta a especialistas ou pela literatura médica. Esses simuladores se concentram principalmente no desenvolvimento de habilidades psicomotoras e na avaliação do desempenho do aluno por meio de alertas em tempo real, indicadores de progresso e relatórios de desempenho após o final de cada treinamento.

Conclusão:

Considerar o conhecimento do especialista para definir exclusivamente os requisitos dos simuladores virtuais pode limitar a confiabilidade e precisão destes. A participação de especialistas nesses projetos não obedece a padrões de seleção e periodicidade com que colaboram. Poucos simuladores fornecem feedback perspicaz e pertinente sobre o desempenho do usuário.

Keywords : Educação em Saúde; Treinamento por Simulação; Avaliação Educacional; Simulação por Computador.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )