SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Studies on research training in medical education: a state of the question author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

CAVALLI, Luciana Osorio  and  CARVALHO, Brígida Gimenez. A formação médica na atenção primária à saúde: uma revisão de literatura. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.4, e131.  Epub Dec 15, 2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.4-20200562.

Introdução:

Inadequações das escolas médicas na formação profissional, no que concerne a um atendimento humanizado e às necessidades de saúde da população, há muito vêm sendo discutidas. Diversas críticas ao modelo de formação biomédico têm sido feitas e motivaram várias entidades e instituições nacionais e internacionais a propor recomendações para um novo modelo de formação voltado principalmente para a inserção oportuna na atenção primária à saúde (APS).

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos analisar como ocorre a inserção dos acadêmicos de Medicina na APS durante a graduação e verificar a percepção dos diferentes atores envolvidos sobre esse processo.

Método:

Trata-se de uma scoping review. Foram utilizados dois conjuntos de descritores agregados da seguinte forma: atenção primária à saúde and educação de graduação em Medicina e atenção primária à saúde and currículo and médico. Inicialmente, selecionaram-se 2.174 artigos. Após a leitura de título e resumo, houve a seleção de 42 artigos. Por fim, depois da leitura na íntegra, elencaram-se 27 estudos para análise.

Resultado:

Os estudos foram publicados em sua maioria (70%) após 2015, 52% em um mesmo periódico e como relato de experiência. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) apareceram como principal motivador para mudança em 82,3% dos artigos; 100% possuem inserção oportuna, sendo 76,5% já no primeiro semestre; 47,1% têm inserção do estágio ao longo de oito semestres; e apenas 29,4% referem inserção no internato. Em relação aos objetivos do aprendizado, verifica-se que este vai ao encontro do perfil de egresso e do recomendado pelas DCN. A percepção dos discentes e docentes aponta o papel do estágio em APS como espaço de formação importante para o desenvolvimento de competências e habilidades preconizadas pelas DCN. Entre os aspectos negativos, destacaram-se a falta de estrutura das unidades, a ausência de profissionais com formação, preceptores despreparados para o ensino nesse nível de atenção e convênios precários entre instituição e secretarias.

Conclusão:

Percebe-se, nos artigos estudados, que a formação médica na graduação atende ao preconizado nas DCN de 2014, em autores e experiências internacionais, porém é necessário avançar em relação à cultura de docentes e discentes que supervalorizam a especialização, na formação dos professores e na integração ensino-serviço.

Keywords : Atenção Primária à Saúde; Currículo; Medicina; Educação de Graduação em Medicina.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )