SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 suppl.1Onze anos de Teste de Progresso na Unicamp: um estudo sobre a validade do testeDesempenho cognitivo dos estudantes de Medicina no Teste de Progresso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

VILLELA, Edlaine Faria de Moura; HYPPOLITO, Miguel Angelo; MORIGUTI, Julio Cesar  y  BOLLELA, Valdes Roberto. Análise da adequação dos itens do Teste de Progresso em medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, suppl.1, e157.  Epub 11-Nov-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.supl.1-20220303.

Introdução:

A avaliação do estudante deve induzir aprendizagem e ser baseada em competência, ou seja, avaliar (habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas). Para avaliar conhecimento e a habilidade para sua utilização no contexto profissional, o Teste de Progresso (TP) tem sido usado em larga escala, com finalidade somativa e principalmente formativa.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo verificar a adequação e qualidade de itens que compõem os TP realizados pelos estudantes.

Método:

Trata-se de estudo exploratório descritivo e retrospectivo que analisou todos os itens de seis provas do TP aplicado a estudantes de Medicina do primeiro ao sexto ano da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, no período de 2013 a 2018. Os sete indicadores de boas práticas foram: 1. abordar tema relevante na formação médica; 2. ter enunciado maior que as alternativas; 3. avaliar aplicação do conhecimento; 4. definir pergunta clara para o item no enunciado; 5. avaliar apenas um domínio do conhecimento em cada item; 6. ter resposta correta e distratores homogêneos e plausíveis; 7. ausência de erros no item que acrescentam dificuldade desnecessária ou dão pistas da resposta correta. Dois avaliadores independentes analisaram as questões e, quando necessário, revisavam em conjunto os itens discordantes.

Resultado:

A análise das provas permitiu identificar boa qualidade técnica na maioria dos itens das seis provas, além de indicar que a não adesão foi mais frequente nos indicadores 4 e 5, que podem comprometer tanto a validade quanto a interpretação dos resultados da prova em termos de lacunas do conhecimento por parte dos estudantes.

Conclusão:

A qualidade das questões das provas analisadas é muito boa, mas foi possível identificar oportunidades de melhoria no processo de elaboração de itens, que servem de base para o desenvolvimento docente dos elaboradores da instituição.

Palabras clave : Educação Médica; Avaliação Educacional; Questões de Prova; Docentes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )