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Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

GUIMARAES, Lorena Freitas de França; CHIESA, Daniela  y  BESSA, Olivia Andrea Alencar Costa. Correlação entre o desempenho no Teste do Progresso e a aprovação na residência médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, suppl.1, e150.  Epub 17-Nov-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.supl.1-20220285.

Introdução:

O Teste do Progresso (TP) permite uma avaliação acadêmica seriada com diversos benefícios para o aluno e a instituição de ensino. Trata-se de uma ferramenta complementar de avaliação. Tem-se tentado cada vez mais associar os resultados no TP com aqueles obtidos no processo seletivo da residência médica (RM), em razão de ambos medirem competências cognitivas.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo correlacionar o desempenho no TP de egressos do curso de Medicina com o resultado obtido por eles no processo seletivo para admissão na RM.

Método:

Trata-se de estudo transversal, quantitativo, realizado no período de julho de 2021 a março de 2022 com 143 alunos do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, que realizaram anualmente o TP no período da sua graduação e participaram do Processo de Seleção Unificada para Residência Médica do estado do Ceará.

Resultado:

Foi encontrada uma correlação significativa positiva (ρ = 0,257**; p < 0,001) entre a média de pontuação de todos os anos do TP e a aprovação na primeira fase da residência, bem como entre as notas do TP do sexto ano com a aprovação na primeira fase da residência (ρ = 0,354**; p < 0,001). Também houve correlação positiva entre as médias do TP e as notas do TP do sexto ano com a aprovação na segunda e última fase da RM (ρ = 0,226**; p < 0,001 e ρ = 0,265**; p < 0,001, respectivamente).

Conclusão:

Como o TP mostrou ser um excelente preditor de resultados em exames somativos de ampla concorrência, ele pode ser considerado uma ferramenta importante para o sucesso nas seleções de RM. Por conta disso, sugere-se que o TP seja cada vez mais valorizado tanto pelos alunos quanto pelas instituições que o aplicam.

Palabras clave : Educação Médica; Residência Médica; Desempenho Acadêmico; Avaliação Educacional.

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