SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 suppl.1Correlação entre o desempenho no Teste do Progresso e a aprovação na residência médicaComo avaliar programas de residência a partir do Teste de Progresso? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

CHINELATO, Marlene Moraes Rosa; MARTINEZ, Jose Eduardo  y  AZEVEDO, Gisele Regina de. Teste de Progresso: a percepção do discente de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, suppl.1, e154.  Epub 17-Nov-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.supl.1-20220296.

Introdução:

O Teste de Progresso (TP) como instrumento de avaliação na educação médica constitui-se em relevante subsídio para avaliar a eficiência do programa. Contudo, a percepção do aluno quanto ao seu desempenho e o impacto do TP na aprendizagem podem variar de acordo com contextos pessoais, educacionais, sociais e culturais.

Objetivo:

Esta pesquisa descritiva de abordagem qualitativa objetivou analisar a percepção dos estudantes do curso de graduação em Medicina de um centro universitário do noroeste paulista sobre o seu desempenho no TP, bem como o impacto dessa percepção em curto prazo sobre suas estratégias de estudo.

Método:

A amostra de conveniência foi constituída por 20 participantes após aprovação da pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa. Utilizou-se a técnica de grupos focais em dois momentos distintos para a coleta de dados: um grupo foi constituído por dez estudantes do quinto período, e o outro, por dez estudantes do oitavo período. A análise de dados fundamentou-se na análise de conteúdo temática descrita por Bardin et al.

Resultado:

Identificou-se que os estudantes entrevistados consideram: 1. as condições de realização do TP inadequadas; 2. o TP uma ferramenta pedagógica relevante que permite a autoavaliação e a correção das lacunas de aprendizagem, mas sugerem que seja aprimorado; 3. a participação no TP determinou sentimentos contraditórios para os estudantes, conforme o período que estão cursando.

Conclusão:

O TP é considerado pelos estudantes uma “ferramenta pedagógica” relevante. Entretanto, o impacto dos resultados de desempenho obtidos e o feedback recebidos não promoveram em curto prazo mudanças no plano de estudo dos estudantes entrevistados. A prática da autoavaliação ainda não se constitui cultura na vida acadêmica. É preciso considerar novas estratégias para a entrega do feedback formativo que permita a discussão das questões e dos resultados do curso/das turmas de forma reflexiva, de modo a potencializar o processo ensino-aprendizagem.

Palabras clave : Educação Médica; Aprendizagem; Avaliação Educacional; Estudantes de Medicina; Percepção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )