SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1Scientific mentoring in undergraduate medical school: impacts on student satisfaction, engagement and productionAssessment of the impact of e-learning of theoretical anesthesiology for medical students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

GOERGEN, Diego Inácio; ANTONELLO, Ivan Carlos Ferreira  and  COSTA, Bartira Ercília Pinheiro da. Um estudo exploratório das ligas acadêmicas no sul do Brasil: realizando múltiplas atividades. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e012.  Epub Jan 31, 2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220209.ing.

Introdução:

Ligas acadêmicas são iniciativas de estudantes brasileiros criadas para realizar múltiplas atividades extracurriculares em uma escola médica. As ligas existem em quase todas as universidades do país.

Objetivo:

Caracterizar o perfil de atividades das ligas acadêmicas de uma escola médica.

Método:

Estudo descritivo transversal qualiquantitativo que coletou dados das ligas acadêmicas, como: ano de fundação, número de membros, número de professores, formas de seleção e ingresso e atividades realizadas.

Resultados:

Das 52 ligas ativas, 27 forneceram dados. O número médio de estudantes foi de 21,6 ± 10,4, variando entre 07 e 48. A maior parte das respondentes (77,8%) possui apenas um professor. As atividades realizadas são, majoritariamente, aulas teóricas, discussão de casos clínicos, atividades práticas, produção de artigos científicos, publicação em redes sociais, atividades de voluntariado e organização de eventos próprios.

Conclusões:

Ligas acadêmicas são iniciativas lideradas por estudantes com grande potencial de amplificar as ações da escola médica usando a estrutura já existente. Com suas atividades mapeadas e orientadas pela gestão da escola, as ligas acadêmicas podem ser grandes catalisadoras das atividades complementares e contribuir para a formação de novos médicos.

Keywords : Educação médica; Currículo; Estudantes de medicina; Escolas médicas; Educação.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )