SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Mentoria científica na graduação em Medicina: repercussões na satisfação, engajamento e produção discenteAvaliação do impacto de ensino teórico de anestesiologia à distância para estudantes de medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

GOERGEN, Diego Inácio; ANTONELLO, Ivan Carlos Ferreira  e  COSTA, Bartira Ercília Pinheiro da. Um estudo exploratório das ligas acadêmicas no sul do Brasil: realizando múltiplas atividades. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e012.  Epub 31-Jan-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220209.ing.

Introdução:

Ligas acadêmicas são iniciativas de estudantes brasileiros criadas para realizar múltiplas atividades extracurriculares em uma escola médica. As ligas existem em quase todas as universidades do país.

Objetivo:

Caracterizar o perfil de atividades das ligas acadêmicas de uma escola médica.

Método:

Estudo descritivo transversal qualiquantitativo que coletou dados das ligas acadêmicas, como: ano de fundação, número de membros, número de professores, formas de seleção e ingresso e atividades realizadas.

Resultados:

Das 52 ligas ativas, 27 forneceram dados. O número médio de estudantes foi de 21,6 ± 10,4, variando entre 07 e 48. A maior parte das respondentes (77,8%) possui apenas um professor. As atividades realizadas são, majoritariamente, aulas teóricas, discussão de casos clínicos, atividades práticas, produção de artigos científicos, publicação em redes sociais, atividades de voluntariado e organização de eventos próprios.

Conclusões:

Ligas acadêmicas são iniciativas lideradas por estudantes com grande potencial de amplificar as ações da escola médica usando a estrutura já existente. Com suas atividades mapeadas e orientadas pela gestão da escola, as ligas acadêmicas podem ser grandes catalisadoras das atividades complementares e contribuir para a formação de novos médicos.

Palavras-chave : Educação médica; Currículo; Estudantes de medicina; Escolas médicas; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )