SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1An exploratory study of the academic leagues in southern Brazil: doing multiple activitiesPerception of medical students on the development of the clinical reasoning competence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

ANTUNES, Fabrício Dias et al. Avaliação do impacto de ensino teórico de anestesiologia à distância para estudantes de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e011.  Epub Feb 06, 2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20210185.ing.

Introdução:

Devido à alta taxa de contaminação do SARS-Cov-2 e ao surgimento de um grande número de casos, autoridades locais decretaram o fechamento de universidades e escolas, demandando a implementação de soluções inovadoras para a continuidade das atividades acadêmicas.

Objetivo:

O objetivo do presente estudo é avaliar o impacto e nível de satisfação do modelo de ensino teórico à distância de anestesiologia em alunos de graduação como método alternativo ao ensino presencial em virtude das dificuldades impostas pela pandemia.

Metodologia:

O método utilizado consistiu na realização de aulas online ministradas por professor especialista através da plataforma Microsoft Teams. O nível de conhecimento dos participantes foi avaliado por meio da aplicação de questionários antes e após cada módulo do curso.

Resultados:

Um total de 812 questionários foram preenchidos, tendo sido constatado um aumento significativo de 41,61% na média de acertos geral (3,94 vs 5,57; p < 0,001).

Conclusão:

O presente estudo trouxe o ensino teórico em anestesiologia à distância como foco principal e os seus resultados mostraram ganho de conhecimento considerável por parte dos participantes. Além disso, foram observados maiores níveis de satisfação em detrimento dos de expectativa.

Keywords : Anestesiologia; Educação Médica; Ensino a Distância; Covid-19.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )