SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1Assessment of the impact of e-learning of theoretical anesthesiology for medical studentsDemographic aspects and access to the pedagogical projects of medical courses in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

LEITAO, Andressa Miguel  and  ESTEVES, Roberto Zonato. Percepção sobre o desenvolvimento da competência "raciocínio clínico" por graduandos de curso de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e016.  Epub Feb 08, 2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220127.ing.

Introdução:

A forma como os médicos elaboram o raciocínio clínico é um tema relevante nas discussões sobre ensino médico pois, na atividade profissional, o objetivo final é obter diagnóstico e conduta corretos. O desafio está em evidenciar quais fatores influenciam no desempenho dessa competência.

Objetivo:

Esta pesquisa buscou compreender como o desenvolvimento da competência raciocínio clínico ocorre na percepção de estudantes de Medicina.

Método:

Com enfoque descritivo e abordagem qualitativa, procedeu-se a ordenação dos dados, classificação e análise final das informações oriundas de 36 entrevistas semiestruturadas com estudantes de graduação em Medicina, entre julho e setembro de 2020, em Curitiba, PR, Brasil.

Resultado:

Após análise temática, obteve-se a categoria percepção dos fatores que influenciam na aquisição do raciocínio clínico, com as subcategorias estrutura metodológica e curricular percebidos como os principais fatores influenciadores, através de características como interdisciplinaridade, interação precoce com atividades práticas, estímulo a autonomia e orientação docente. Participação em monitorias, ligas acadêmicas e projetos de extensão também foram valorizados, assim como a experiência do processo de apropriação desse aprendizado.

Conclusão:

A presente pesquisa aborda o tema raciocínio clínico e traz como contribuição a análise dos fatores influenciadores no seu desenvolvimento, durante a graduação, na visão dos estudantes. Seus resultados trazem benefícios para a educação médica, pois ampliam a compreensão do processo de desenvolvimento da competência raciocínio clínico.

Keywords : diagnóstico clínico; tomada de decisão clínica; estudantes de medicina; educação médica; pesquisa qualitativa.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )