SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Aspectos demográficos e acesso aos projetos pedagógicos dos cursos de Medicina no BrasilA preceptoria médica em medicina de família e comunidade: uma proposta dialógica com a andragogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

GOMES, Marta Quintanilha et al. Perfil dos egressos de um mestrado profissional na área da saúde em rede nacional. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e013.  Epub 16-Fev-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20210467.

Introdução:

O texto apresenta pesquisa com alunos egressos do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE) que é uma proposta de formação em rede nacional composta por 25 instituições das cinco regiões do Brasil, realizada na modalidade de ensino a distância (EAD), voltada para o fortalecimento de conhecimentos relacionados à atenção primária à saúde, à gestão em saúde e à educação.

Objetivo:

Este estudo caracteriza o perfil sociodemográfico e de atuação profissional dos egressos da primeira turma de mestrado profissional em Saúde da Família em rede nacional e identifica as contribuições do curso para a atuação profissional e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Método:

Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa que utilizou um questionário com perguntas abertas e fechadas como instrumento de pesquisa.

Resultado:

Os resultados apresentam o perfil dos egressos, as motivações para realização do curso, os impactos no cotidiano de trabalho e na carreira profissional, bem como a repercussão do produto final do curso nos processos formativos de profissionais da saúde e na assistência.

Conclusão:

A experiência de formação de profissionais da saúde na modalidade EAD tem potencial pela capacidade de atingir equitativamente diferentes regiões do país, propiciando ao profissional-aluno ferramentas para examinar seu cotidiano e propor soluções aos desafios da atenção primária à saúde, como mencionado pelos egressos em relação à contribuição do produto final do mestrado.

Palavras-chave : Formação profissional em saúde; Educação de pós-graduação; Educação a distância; Atenção primária à saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )