SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1Learning styles of health professions undergraduate students from a single institutionValidation of a translated and adapted professionalism assessment scale in a virtual simulation scenario author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

LUCENA, Michelle Reis de; SILVA, Adriane Aparecida Tupinambás  and  TOLEDO JR., Antonio. Tradução e adaptação transcultural de instrumento para avaliação do profissionalismo entre médicos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e005.  Epub Mar 07, 2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220135.

Introdução:

A discussão sobre profissionalismo médico é relativamente recente e o tema tem se tornado cada vez mais frequente em publicações sobre educação médica. Trata-se de conceito complexo, pois, como uma competência, envolve um conjunto de atributos, conhecimentos, habilidades e comportamentos que são influenciados pelos contextos político e sociocultural. Várias estratégias foram propostas para sua avaliação, mas não se identificou na literatura nenhum instrumento específico validado para o Brasil.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo realizar a tradução e adaptação transcultural de um questionário para avaliação de profissionalismo médico.

Método:

Realizaram-se a tradução e a adaptação transcultural do The Penn State College of Medicine Professionalism Questionnaire. A confiabilidade e a consistência interna foram avaliadas pelo alfa de Cronbach.

Resultado:

A tradução e a adaptação transcultural resultaram em questionário com 37 itens com boa validade semântica, idiomática, experiencial e conceitual. O alfa de Cronbach (0,886) mostrou alta confiabilidade.

Conclusão:

A versão final do instrumento mostrou boa validade, consistência interna e confiabilidade. Ele pode ser utilizado tanto na educação continuada de profissionais já formados como na educação médica, como ferramenta de reflexão e avaliação.

Keywords : Educação Médica; Medicina; Profissionalismo; Tradução.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )