SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Estilos de aprendizagem de estudantes de graduação de diferentes profissões da saúde de uma instituiçãoValidação de escala de avaliação de profissionalismo traduzida e adaptada em cenário de simulação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

LUCENA, Michelle Reis de; SILVA, Adriane Aparecida Tupinambás  e  TOLEDO JR., Antonio. Tradução e adaptação transcultural de instrumento para avaliação do profissionalismo entre médicos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e005.  Epub 07-Mar-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220135.

Introdução:

A discussão sobre profissionalismo médico é relativamente recente e o tema tem se tornado cada vez mais frequente em publicações sobre educação médica. Trata-se de conceito complexo, pois, como uma competência, envolve um conjunto de atributos, conhecimentos, habilidades e comportamentos que são influenciados pelos contextos político e sociocultural. Várias estratégias foram propostas para sua avaliação, mas não se identificou na literatura nenhum instrumento específico validado para o Brasil.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo realizar a tradução e adaptação transcultural de um questionário para avaliação de profissionalismo médico.

Método:

Realizaram-se a tradução e a adaptação transcultural do The Penn State College of Medicine Professionalism Questionnaire. A confiabilidade e a consistência interna foram avaliadas pelo alfa de Cronbach.

Resultado:

A tradução e a adaptação transcultural resultaram em questionário com 37 itens com boa validade semântica, idiomática, experiencial e conceitual. O alfa de Cronbach (0,886) mostrou alta confiabilidade.

Conclusão:

A versão final do instrumento mostrou boa validade, consistência interna e confiabilidade. Ele pode ser utilizado tanto na educação continuada de profissionais já formados como na educação médica, como ferramenta de reflexão e avaliação.

Palavras-chave : Educação Médica; Medicina; Profissionalismo; Tradução.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )