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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FACANHA, Joyce Rodrigues et al. Validação de escala de avaliação de profissionalismo traduzida e adaptada em cenário de simulação. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e019.  Epub 08-Mar-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220151.

Introdução:

O Professionalism Mini-Evaluation Exercise (P-MEX) é instrumento que avalia 21 habilidades de profissionalismo, distribuídas em quatro domínios.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos traduzir, adaptar e validar um instrumento de avaliação de profissionalismo médico.

Método:

Após a autorização do autor do P-MEX, realizaram-se a tradução do instrumento para a língua portuguesa, a análise de equivalência linguística e validade de conteúdo por especialistas em educação, e o exame de validade operacional em OSCE virtual entre estudantes do internato médico.

Resultado:

Houve elevada equivalência dos itens da versão em português do Brasil por especialistas em educação. O índice de validade de conteúdo da escala foi de 0,96. Seis professores validaram o P-MEX em ambiente de simulação para 27 estudantes do internato médico.

Conclusão:

A versão brasileira do P-MEX demonstrou ser adequada para avaliar o profissionalismo médico no contexto brasileiro, com boa validade operacional em cenário de simulação virtual.

Palavras-chave : Profissionalismo; Educação Médica; Avaliação Educacional; Comparação Transcultural.

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