SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1Students’ views on emergency distance learning at a medical and health sciences schoolPodcasts as an integral part of free open access medical education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

ROCHA, Mayara Nakiria Tavares da; CALHEIROS, David dos Santos  and  WYSZOMIRSKA, Rozangela Maria de Almeida Fernandes. Formação inicial do médico que atua na atenção primária à saúde mental. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e001.  Epub Mar 16, 2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20210433.

Introdução:

O caminhar das escolas médicas em direção à transformação do modelo formativo tradicional em uma perspectiva inovadora e avançada de formação, inclusive no âmbito da saúde mental, vem sendo observado desde a implantação da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Objetivo:

O presente estudo buscou compreender a formação médica inicial em saúde mental, sob a perspectiva do médico atuante na atenção primária à saúde (APS).

Método:

Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, descritivo, na qual, por meio de entrevistas com médicos atuantes na APS de um município do Nordeste do Brasil, produziram-se dados, cujo corpus foi tratado com base na aplicação da análise temática de conteúdo. A coleta de dados do estudo ocorreu entre junho de 2020 e junho de 2021, quando os profissionais médicos atuantes na ESF municipal foram convidados a participar. Trata-se, portanto, de uma amostra intencional, não probabilística. Dos sete médicos atuantes na rede municipal de saúde em nível da ESF, cinco foram incluídos no estudo.

Resultado:

Os resultados do estudo apontam a formação médica em saúde mental ainda vinculada a uma visão biomédica, em que se valoriza o cenário hospitalar como espaço de práticas e se subutiliza a APS no desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, produzindo lacunas que afetam a atuação médica no contexto do cuidado de saúde mental na APS. Os relatos evidenciam, ainda, deficiências na formação relacionadas à valorização de questões pertinentes à medicalização e à dificuldade em conceder autonomia no cuidado em saúde mental.

Conclusão:

A formação médica em saúde mental deve aproximar-se da realidade de atuação do médico generalista, a fim de prepará-lo para as demandas que enfrentará em seu cotidiano na APS.

Keywords : Saúde mental; Atenção primária; Formação médica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )