SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1Initial training of physicians working in primary mental health careMeditation for stress and anxiety relief in undergraduate students: a randomized clinical trial author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

FERNANDES, Carol Anne da Silva et al. Os podcasts como parte integrante da educação médica de acesso aberto e gratuito. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e008.  Epub Mar 17, 2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220119.ing.

Introdução:

Podcasts são transmissões de áudio distribuídas através de internet e podem ser consumidas por meio de plataformas variadas. De estudantes a clínicos independentes, o perfil de quem consome podcast médico é variado e uma compreensão mais rica deste usuário é essencial para desenvolvimento eficaz do podcast.

Objetivo:

Revisar a literatura atual sobre uso do podcast como ferramenta de educação médica e entender sobre as etapas de elaboração de um podcast médico.

Métodos:

O estudo trata-se de uma revisão narrativa desenvolvida através de pesquisa em bases de dados realizada na Universidade Unichristus, na cidade de Fortaleza-CE. Foi realizada análise de artigos sobre podcast ou com dados sobre prevalência de uso, produção ou resultados do uso de podcasts para fins de ensino médico. Foi feita triagem por resumo e título de 165 artigos encontrados na base de dados no Medline com as palavras-chave Podcasts e educação médica, que resultou em 23 artigos que preencheram os critérios de inclusão.

Resultados:

A partir do conteúdo encontrado na literatura, a revisão foi dividida em sete categorias: formatos, duração do episódio, atividades realizadas enquanto se escuta um podcast, avaliação do aprendizado, sugestões, desenvolvendo um podcast médico e o podcast como ferramenta de ensino complementar.

Conclusão:

O meio é considerado promissor como ferramenta complementar aos métodos tradicionais de ensino, devendo os educadores se concentrarem no desenvolvimento de processos de avaliação desta tecnologia, refinando diretrizes baseadas em evidências para criação de novos podcasts.

Keywords : podcast; educação; médica; revisão.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )