SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Formação inicial do médico que atua na atenção primária à saúde mentalMeditação para estresse e ansiedade em universitários: um ensaio clínico randomizado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FERNANDES, Carol Anne da Silva et al. Os podcasts como parte integrante da educação médica de acesso aberto e gratuito. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e008.  Epub 17-Mar-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220119.ing.

Introdução:

Podcasts são transmissões de áudio distribuídas através de internet e podem ser consumidas por meio de plataformas variadas. De estudantes a clínicos independentes, o perfil de quem consome podcast médico é variado e uma compreensão mais rica deste usuário é essencial para desenvolvimento eficaz do podcast.

Objetivo:

Revisar a literatura atual sobre uso do podcast como ferramenta de educação médica e entender sobre as etapas de elaboração de um podcast médico.

Métodos:

O estudo trata-se de uma revisão narrativa desenvolvida através de pesquisa em bases de dados realizada na Universidade Unichristus, na cidade de Fortaleza-CE. Foi realizada análise de artigos sobre podcast ou com dados sobre prevalência de uso, produção ou resultados do uso de podcasts para fins de ensino médico. Foi feita triagem por resumo e título de 165 artigos encontrados na base de dados no Medline com as palavras-chave Podcasts e educação médica, que resultou em 23 artigos que preencheram os critérios de inclusão.

Resultados:

A partir do conteúdo encontrado na literatura, a revisão foi dividida em sete categorias: formatos, duração do episódio, atividades realizadas enquanto se escuta um podcast, avaliação do aprendizado, sugestões, desenvolvendo um podcast médico e o podcast como ferramenta de ensino complementar.

Conclusão:

O meio é considerado promissor como ferramenta complementar aos métodos tradicionais de ensino, devendo os educadores se concentrarem no desenvolvimento de processos de avaliação desta tecnologia, refinando diretrizes baseadas em evidências para criação de novos podcasts.

Palavras-chave : podcast; educação; médica; revisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )