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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MALHEIROS, Pablo Coutinho; VANDERLEI, Aleska Dias  e  BRUM, Evanisa Helena Maio de. Meditação para estresse e ansiedade em universitários: um ensaio clínico randomizado. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e025.  Epub 17-Mar-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220021.

Introdução:

O estresse é um estado no qual ocorrem ameaças à homeostase do organismo, com respostas adaptativas fisiológicas e comportamentais. A ansiedade é uma sensação desagradável advinda da percepção de uma ameaça potencial futura. Quando prolongados, ambos levam a repercussões metabólicas, cardiovasculares, imunológicas e neuropsiquiátricas. Os estudantes universitários são mais susceptíveis a sintomas de estresse e ansiedade do que a população em geral. A técnica de mindfulness permite que os seus praticantes se tornem mais conscientes de suas emoções, passando a responder de forma habilidosa ao estresse e à ansiedade

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de um programa de mindfulness na redução de sintomas de estresse e ansiedade em estudantes de Medicina e Odontologia.

Método:

Trata-se de um ensaio clínico, randomizado, simples-cego. Acadêmicos regularmente matriculados do primeiro ao oitavo período desses cursos de uma instituição de ensino superior responderam ao Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL) (n = 418) e ao Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) (n = 369). Os participantes que apresentaram sintomas de estresse e/ou ansiedade e aceitaram participar da intervenção (n = 59) foram randomizados em grupos mindfulness (programa modificado de duas semanas) e de controle. Ao final da intervenção, o ISSL e o IDATE foram reaplicados.

Resultado:

As prevalências globais de estresse e ansiedade foram de 67% (n = 280) e 76,4% (n = 282), respectivamente. Ao final da segunda semana, a redução dos sintomas de estresse e ansiedade foi de 30,8% e 22,2%, respectivamente. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos mindfulness e de controle (p > 0,05).

Conclusão:

Percebe-se uma alta prevalência de sintomas de estresse e ansiedade na população estudada. Um programa de mindfulness em formato reduzido não foi capaz de diminuir significativamente os sintomas de estresse e ansiedade em comparação ao grupo de controle, em acadêmicos de Medicina e Odontologia dessa instituição.

Palavras-chave : Estresse Emocional; Ansiedade; Atenção Plena.

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