SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1Meditation for stress and anxiety relief in undergraduate students: a randomized clinical trialOnline (remote) education and Covid-19: teachers' experience in medical education mediated by active methodologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SOUZA, Ewelyn Regina de et al. Estudantes do curso de Medicina na pandemia da Covid-19: experiências por meio de narrativas. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e022.  Epub Mar 30, 2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20210420.

Introdução:

A pandemia causada pelo Sars-CoV-2 tem provocado repercussões econômicas, sociais e na saúde mental dos indivíduos com a instauração do distanciamento social. Consequentemente, as escolas médicas suspenderam atividades e readaptaram a estrutura da formação acadêmica, atingindo com maior intensidade os estudantes do quinto e sexto anos.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo compreender as repercussões emocionais, sociais e na formação acadêmica e profissional, a partir do distanciamento social decorrente da pandemia da Covid-19, na perspectiva do estudante de Medicina dos dois últimos anos de uma escola médica, após paralisação de atividades presenciais.

Método:

Trata-se de pesquisa qualitativa realizada em uma faculdade do interior paulista, com estudantes dos dois últimos anos do curso de Medicina, por meio de narrativas e com posterior análise de conteúdo temática, conforme Bardin e Minayo.

Resultado:

Foram analisadas 11 narrativas, sendo sete escritas por acadêmicos do quinto ano e quatro do sexto. Nelas, evidenciaram-se medo da pandemia e de suas repercussões, descrença com a situação do país e crítica ao comportamento de conhecidos. No âmbito acadêmico, houve a preocupação com a paralisação das atividades práticas em um momento próximo do final da graduação e a reflexão sobre a condição de ser um estudante de Medicina no internato durante a pandemia. Além disso, emergiu um sentimento de incapacidade no auxílio ao enfrentamento da crise sanitária e receio do contágio de si próprio e de familiares. Todavia, também foram relatadas necessidades de descanso, de reforço de vínculos familiares e de oportunidade para novos aprendizados.

Conclusão:

Em suma, a pandemia gerou inquietações a respeito das incertezas nos campos social, econômico, político e científico, as quais, somadas ao momento da formação dos acadêmicos de Medicina, contribuíram para dificuldades em relação à saúde mental. Não obstante, houve também a avaliação do período como positivo, pois propiciou tempo livre para aumento no rendimento dos estudos, além de oportunidade para realizar atividades extracurriculares.

Keywords : Covid-19; Quarentena; Internato e Residência; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )