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Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

TIRRONI, João Paulo; ISOBE, Diogo Fellipe  and  POLIDORO, André Alexey. Percepção do usuário da unidade básica de saúde sobre o atendimento dos acadêmicos de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e050.  Epub Mar 29, 2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20210330.

Introdução:

A importância do SUS no que concerne à sua tríade - universalidade, equidade e integralidade - é fundamental para a manutenção do direito à saúde, que, associada ao exercício médico estruturado e eficaz, garante melhorias na saúde da comunidade. Porém, fatores básicos de relações médico-paciente dificultam a prática efetiva da medicina na comunidade, interferindo em todos os níveis de atenção à saúde, como na atenção primária à saúde (APS), por meio das unidades básicas de saúde (UBS), ambiente que executa papel central na saúde da comunidade, como também proporciona aprendizagem acadêmica na área médica, promovendo um desenvolvimento crítico em relação à humanização em todas suas esferas socioculturais. A participação ativa do usuário nesse serviço, de modo a expor sua perspectiva sobre a prática realizada, é indispensável para a compreensão do desempenho em diversos aspectos da APS a fim de repercutir na qualidade de vida dos próprios usuários. Com base nisso, são necessárias pesquisas que compreendam a qualidade desse serviço na percepção dos pacientes.

Objetivo:

O objetivo da pesquisa consiste em compreender a percepção do atendido quanto à consulta realizada pelos acadêmicos de Medicina na APS.

Método:

Realizou-se um estudo qualitativo, com traços quantitativos, nos moldes de entrevista semiestruturada e dialogada com os indivíduos atendidos pelos universitários. A organização dos dados foi realizada pela técnica de análise de conteúdo e categorização.

Resultado:

Obtiveram-se duas categorias, de humanização na atenção ao usuário e da educação médica integrada ao serviço da APS, que demonstram, por meio das falas, uma prática humanizada e integral como resultado da interação entre estudantes e a realidade da comunidade.

Conclusão:

Na realidade local, os participantes destacaram a presença de uma educação humanizada presente nos atendimentos realizados, o que reforçou a importância do vínculo do acadêmico-paciente e comunidade, além de refletir um ensino médico que estimula o contato precoce com a APS, como meio de formação técnica e humana.

Keywords : Atenção Primária à Saúde; Relação Médico-Paciente; Educação Médica.

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