SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Perspectivas de uma comunidade universitária acerca da doação de corpos para estudo em anatomia humanaNível de conhecimento ético-legal dos graduandos em Medicina: estudo transversal no ano de 2020 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ARAR, Fabiano Cassaño; CHAVES, Thayná de Freitas; TURCI, Maria Aparecida  e  MOURA, Eliane Perlatto. Qualidade de vida e saúde mental de estudantes de Medicina na pandemia da Covid-19. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e040.  Epub 24-Abr-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220200.

Introdução:

O isolamento social adotado no Brasil durante a pandemia da Covid-19 ocasionou mudanças emergenciais nas formas de ensino, como a utilização de aulas remotas. Além dos fatores estressores inerentes à restrição da mobilidade e do contato interpessoal, as incertezas acadêmicas geradas pelas alterações no cronograma acadêmico, associado a um atraso na prática clínica, podem ter representado fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais e para a piora da qualidade de vida dos estudantes.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida e a saúde mental dos estudantes de Medicina de uma escola médica durante o isolamento social na pandemia da Covid-19.

Metodologia:

Trata-se de um estudo quantitativo, transversal e analítico, que foi conduzido por meio de questionário autorrespondido que avaliou dados sociodemográficos, a qualidade de vida (WHOQOL-Bref) e a saúde mental (QSG-12 de Goldberg) de estudantes de Medicina da Unifenas no período de junho a outubro de 2020. Participaram do estudo 565 estudantes, de todos os períodos do curso. Realizaram-se análises descritiva e estratificada, e correlação de Pearson utilizando o pacote estatístico Stata versão 11.1.

Resultado:

Os estudantes perceberam a própria qualidade de vida como boa (64,3 ± 0,43), e a média de escore foi menor no domínio físico (52,22 ± 0,48) e maior no domínio das relações sociais (68,89 ± 0,79). A prevalência de transtornos mentais comuns foi alta (66,9%), e quanto pior a saúde mental, pior foi a qualidade de vida dos alunos (r -6126 - p = 0,000). Os fatores que impactaram negativamente a qualidade de vida e a saúde mental foram: menor renda, estar no ciclo básico, sexo feminino e uso de medicação autorreferida. O apoio recebido dos amigos, parentes e colegas teve impacto positivo na qualidade de vida. A percepção de qualidade de vida e de saúde mental foi melhor nos estudantes que responderam em agosto/setembro/outubro quando comparados com os que responderam em junho/julho.

Conclusão:

Os estudantes de Medicina pesquisados apresentaram boa percepção da própria qualidade de vida e alta prevalência de transtornos mentais comuns. Os resultados apontam para a necessidade de estudos qualitativos para aprofundar as informações sobre o impacto da pandemia na saúde mental dos estudantes.

Palavras-chave : Saúde Mental; Isolamento Social; Qualidade de Vida; Covid-19; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )