SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Nível de conhecimento ético-legal dos graduandos em Medicina: estudo transversal no ano de 2020Internato rural nos cursos de Medicina no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

RAMOS, Sérgio Ricardo Freire et al. Pandemia da Covid-19: um evento traumático para estudantes de Ciências Biológicas e da Saúde?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e036.  Epub 02-Maio-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220172.

Introdução:

Os universitários de Ciências da Saúde se tornaram especialmente afetados pela pandemia do vírus Sars-CoV-2. As angústias intrinsicamente relacionadas à Covid-19 foram somadas aos impactos referentes às mudanças acontecidas nas instituições acadêmicas, particularmente a mudança para o ensino on-line, uma metodologia que pode gerar desconforto aos estudantes, além de vários obstáculos relacionados ao ensino e à aprendizagem, o que pode ter repercussões traumáticas importantes na saúde mental dessa população.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo verificar a carga mental provocada pela pandemia da Covid-19, como um evento traumático ao ponto de desencadear transtornos psiquiátricos, como o transtorno do estresse pós-traumático (Tept), em universitários.

Método:

Trata-se de um estudo transversal e quantitativo, com orientação analítico-descritiva, mediante preenchimento de formulário digital anônimo, iniciado após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Os sujeitos foram estudantes de Ciências Biológicas e da Saúde de uma universidade estadual localizada na Região Sudeste do Brasil. A amostra foi constituída por 618 estudantes.

Resultado:

Foram respondidos 618 formulários pelos estudantes que pertenciam aos cursos de Educação Física (28,8%), Medicina (25,4%), Odontologia (18,1%), Ciências Biológicas (15,2%) e Enfermagem (12,5%). A presença de sintomas de estresse pós-traumático verificados pela Escala de Impacto do Evento-Revisada (IES-R) obteve prevalência de 32,7% (n = 202) entre os estudantes universitários das Ciências Biológicas e da Saúde.

Conclusão:

Houve impacto significativo na saúde mental dos universitários com presença de sintomas depressivos, ansiedade e estresse acima dos encontrados na literatura científica, e, consequentemente, constatou-se alta na prevalência do Tept.

Palavras-chave : Estudantes de Ciências da Saúde; Covid-19; Transtornos de Estresse Pós-Traumáticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )