SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Pandemia da Covid-19: um evento traumático para estudantes de Ciências Biológicas e da Saúde?Aplicabilidade da avaliação com consulta como estratégia de ensino em cursos de Medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

LACERDA, Ricardo de Lima  e  APPENZELLER, Simone. Internato rural nos cursos de Medicina no Brasil. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e042.  Epub 02-Maio-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220155.

Introdução:

A consolidação de programas de internato rural não é um fenômeno simples, embora sua importância atualmente seja reconhecida por alunos e professores como uma atividade diferenciada em seus itinerários formativos. As escolas médicas ainda enfrentam desafios consideráveis para concretizar esse tipo de atividade. Há evidências de que o oferecimento de experiências significativas durante a graduação e a implementação de um programa específico de treinamento para a zona rural, após a formação, são as intervenções mais efetivas para o recrutamento de estudantes para o internato rural e a retenção deles.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo identificar os programas de internato rural em atividade no Brasil, por meio da avaliação dos projetos pedagógicos curriculares (PPC) dos cursos de Medicina, de modo a fomentar o debate sobre a formação médica para áreas rurais e remotas, e ressaltar a importância desse tipo de formação.

Método:

Trata-se de um estudo transversal, descritivo e de análise documental, com caráter quantitativo, com uma amostragem do acesso aos PPC de escolas médicas do Brasil com a existência de internato rural no currículo.

Resultado:

Nas 357 escolas médicas existentes no Brasil, os autores encontraram 18 programas com internato rural, o que representa 5% das instituições. A Região Sudeste, quando comparada com a Região Norte, concentra o maior número de escolas médicas no Brasil (148), porém o maior número de PPC com internatos rurais fica no Norte, totalizando seis (16%) em relação às escolas médicas da região. Ainda, nas 47 escolas médicas do Sudeste, identificaram-se, em Minas Gerais, apenas dois programas de internato rural.

Conclusão:

Nos PPC das escolas médicas brasileiras, identificaram-se poucos programas de internato rural. Por conta disso, são necessárias mudanças nos PPC, como inclusão de internato rural, inserção de competências bem definidas e baseadas nas necessidades de saúde das pessoas, construção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades e atitudes para resolver problemas; tudo isso de forma condizente com a realidade do Brasil.

Palavras-chave : Currículo; Educação Médica; Saúde Rural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )