SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1Rural internship in medical schools in BrazilTeaching strategies for clinical reasoning in Brazilian medical schools - an integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

CARVALHO, Guilherme Amando de  and  ESTEVES, Roberto Zonato. Aplicabilidade da avaliação com consulta como estratégia de ensino em cursos de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e009.  Epub Feb 17, 2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220079.

Introdução:

Nas últimas décadas, as práticas pedagógicas e as metodologias de ensino têm experimentado mudanças radicais, culminando hoje com o crescimento exponencial de metodologias de ensino ativas. Apesar da crescente utilização dessas metodologias ativas nos cursos de Medicina, as formas de avaliação teórica foram pouco, ou nada, alteradas nas últimas décadas, o que não deveria ocorrer, pois os sistemas de avaliação precisam evoluir concomitantemente para garantir um processo de ensino-aprendizagem coeso e de qualidade.

Objetivo:

Este estudo evidencia como está inserida a avaliação com consulta em cursos de Medicina.

Método:

Foi desenvolvida uma revisão integrativa por meio de consulta de publicações indexadas no período dos últimos dez anos nas bases de dados da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO), ScienceDirect e Education Resources Information Center (ERIC), em formato de artigos completos nas línguas portuguesa ou inglesa. Utilizaram-se os descritores a seguir de forma combinada, respectivamente em inglês e português: “medicine”, “assessment”, “open book examination”, “open book exam”, “open book test” e “open book assessment”; “medicina”, “avaliação”, “prova com consulta”, “avaliação com consulta” e “teste com consulta”.

Resultado:

Para a composição deste estudo, selecionaram-se 11 publicações que atenderam aos critérios de elegibilidade traçados, e, após a imersão teórica e análise delas, emergiram duas categorias principais: “A avaliação com consulta como recurso educacional para o ensino médico” e “A avaliação com consulta como alternativa pedagógica no cenário pandêmico”, as quais foram analisados à luz de uma revisão integrativa.

Conclusão:

Ainda que haja dúvidas e sejam necessários novos estudos, fica evidente que a avaliação com consulta é muito pertinente ao ensino médico, uma vez que contribui para a formação de profissionais com alta capacidade de questionamento e argumentação, preparados para rotinas de estudo e educação permanentes e que entendam que há constante evolução do conhecimento na área médica.

Keywords : Educação de graduação em Medicina; Educação médica; Ensino superior; Ensino; Avaliação educacional.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )