SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Internato rural nos cursos de Medicina no BrasilEstratégias de ensino do raciocínio clínico nos cursos de Medicina do Brasil - revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CARVALHO, Guilherme Amando de  e  ESTEVES, Roberto Zonato. Aplicabilidade da avaliação com consulta como estratégia de ensino em cursos de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e009.  Epub 17-Fev-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220079.

Introdução:

Nas últimas décadas, as práticas pedagógicas e as metodologias de ensino têm experimentado mudanças radicais, culminando hoje com o crescimento exponencial de metodologias de ensino ativas. Apesar da crescente utilização dessas metodologias ativas nos cursos de Medicina, as formas de avaliação teórica foram pouco, ou nada, alteradas nas últimas décadas, o que não deveria ocorrer, pois os sistemas de avaliação precisam evoluir concomitantemente para garantir um processo de ensino-aprendizagem coeso e de qualidade.

Objetivo:

Este estudo evidencia como está inserida a avaliação com consulta em cursos de Medicina.

Método:

Foi desenvolvida uma revisão integrativa por meio de consulta de publicações indexadas no período dos últimos dez anos nas bases de dados da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO), ScienceDirect e Education Resources Information Center (ERIC), em formato de artigos completos nas línguas portuguesa ou inglesa. Utilizaram-se os descritores a seguir de forma combinada, respectivamente em inglês e português: “medicine”, “assessment”, “open book examination”, “open book exam”, “open book test” e “open book assessment”; “medicina”, “avaliação”, “prova com consulta”, “avaliação com consulta” e “teste com consulta”.

Resultado:

Para a composição deste estudo, selecionaram-se 11 publicações que atenderam aos critérios de elegibilidade traçados, e, após a imersão teórica e análise delas, emergiram duas categorias principais: “A avaliação com consulta como recurso educacional para o ensino médico” e “A avaliação com consulta como alternativa pedagógica no cenário pandêmico”, as quais foram analisados à luz de uma revisão integrativa.

Conclusão:

Ainda que haja dúvidas e sejam necessários novos estudos, fica evidente que a avaliação com consulta é muito pertinente ao ensino médico, uma vez que contribui para a formação de profissionais com alta capacidade de questionamento e argumentação, preparados para rotinas de estudo e educação permanentes e que entendam que há constante evolução do conhecimento na área médica.

Palavras-chave : Educação de graduação em Medicina; Educação médica; Ensino superior; Ensino; Avaliação educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )