SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Aspectos relacionados ao estudante na construção da identidade médica: uma revisão integrativaProcesso de ensino-aprendizagem em nefrologia: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

VIEIRA, Lais Meirelles Nicoliello et al. Self-regulated learning e ensino médico: revisão de literatura. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e024.  Epub 28-Mar-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220017.

Introdução:

A aprendizagem autorregulada (self-regulated learning - SRL) é o processo ativo que o aluno realiza para atingir seus objetivos de aprendizagem. No ensino médico, pelo fato de o ambiente clínico ser propício para o desenvolvimento da SRL, há potencial benefício na aplicação dessa ferramenta no processo de ensino-aprendizado, embora as diferenças em seus cenários de aplicação exijam uma análise mais aprofundada.

Objetivo:

Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre o histórico do desenvolvimento da SRL, sua aplicabilidade e avaliação em estudantes de Medicina por meio de escala validada, além dos fatores que a influenciam, como métodos de ensino e questões demográficas e socioculturais.

Método:

Realizou-se uma busca com o descritor self-regulated learning nas plataformas PubMed e SciELO e na revista Medical Education Online para artigos em inglês publicados entre 2010 e 2021.

Resultado:

A busca nas bases de dados resultou em 198 artigos, dos quais foram selecionados 100 para a análise crítica. Desses 100 artigos, selecionaram-se 31 que preenchiam os critérios desta revisão.

Conclusão:

A SRL é um conceito contemporâneo considerado pilar no processo educacional. Trata-se de ferramenta de grande valor em psicologia educacional. A aplicabilidade da SRL no contexto do ensino médico demonstra-se efetiva e traz consigo especificidades sobre a autorregulação do estudante de Medicina. Contudo, são necessários novos estudos acerca do tema, de modo a permitir o desenvolvimento de métodos instrucionais eficazes com sua utilização.

Palavras-chave : Self-Regulated Learning; Aprendizado Ativo; educação médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )