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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

AGOSTINI, Rafael; ARAUJO, Teo Weingrill; AFONSO, Mariana Luciano  e  SILVEIRA, Lucas Bronzatto. “Novo normal”, velhos problemas: ciências sociais e humanas na formação médica em tempos de pandemia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e051.  Epub 29-Mar-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20210472.

Introdução:

A pandemia escancarou as determinações de classe, raça e gênero nos processos saúde-doença-cuidado, afetando de modo muito mais dramático as periferias e, especialmente, as populações negras e indígenas. Ademais, colocou em destaque e amplificou uma postura negacionista ao mesmo tempo que gerou expectativas elevadas quanto ao papel das ciências biomédicas para o enfrentamento da pandemia no Brasil, apesar de a literatura ser contundente sobre o caráter imprescindível das Ciências Sociais e Humanas (CSH).

Relato de experiência:

Neste artigo, descrevemos criticamente a experiência docente em disciplinas de CSH em uma faculdade de Medicina ao longo do ano de 2020, enfatizando os múltiplos impactos produzidos pela Covid-19.

Discussão:

Além de apresentar como os temas caros às CSH são abordados nas disciplinas, nas suas ementas e nas matrizes pedagógicas, este texto discute as alterações e os percalços provocados pela necessidade de - para “estar em sala” no contexto da maior crise sanitária dos últimos cem anos - adaptar-se ao abalo da separação entre os mundos do trabalho e da casa e a convivência com os sentimentos pandêmicos de medo, luto e desalento que atingiram docentes e discentes.

Conclusão:

A pandemia trouxe para perto da realidade de estudantes e docentes temas caros ao âmbito das CSH, como a discussão sobre a determinação social do processo saúde-doença-cuidado e a reflexão sobre a quem servem tanto a ciência quanto a ideologia do obscurantismo que a nega. Na experiência que relatamos, utilizamo-nos da atualidade desses debates para nos aproximar da realidade dos estudantes, em um contexto em que o isolamento social e o ensino remoto tornaram as relações mais esgarçadas.

Palavras-chave : Saúde Coletiva; Educação Médica; Humanidades em Saúde; Pandemias; Covid-19.

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