SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2Preceptoria médica: percepções e perspectivas de novos médicos de família no BrasilCrianças e adolescentes com deficiência: desafios na formação médica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SILVA, Francisco Theogenes Macêdo et al. Uso de uma plataforma móvel em reumatologia por acadêmicos de Medicina durante a pandemia por Covid-19. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.2, e056.  Epub 09-Jun-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.2-20220293.ing.

Introdução:

Aplicativos móveis são considerados relevantes na área da saúde. Sendo a reumatologia uma especialidade complexa e prevalente na prática clínica, torna-se necessário o desenvolvimento de ferramentas que favoreçam a aprendizagem.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto no aprendizado que uma plataforma móvel proporcionou, obtendo o grau de satisfação com a ferramenta de ensino e a repercussão nos diferentes cenários de prática educacional, incluindo avaliação de performance quanto a questionamentos do conteúdo teórico da plataforma.

Método:

Trata-se de estudo transversal com delineamento descritivo e abordagem quantitativa do tipo analítico, realizado no Centro Universitário Christus, localizado em Fortaleza, Brasil. Pesquisaram-se, por meio de questionários elaborados pelos autores, a repercussão nas diferentes metodologias ativas presentes na instituição e o grau de satisfação dos alunos quanto ao uso. A estimativa do ganho cognitivo dos alunos foi mensurada por meio de pré-teste e pós-teste, no formato de múltiplas escolhas.

Resultado:

Participaram 71 alunos durante do questionário sobre a repercussão e a satisfação. Nas questões de múltiplas escolhas, 90 alunos participaram do pré-teste e 32 do pós-teste. A plataforma apresentou percepção positiva na aprendizagem para 83,1% dos alunos, havendo maior impacto nas aulas expositivas, embora no oitavo semestre tenha havido maior repercussão nos cenários de simulação. Houve boa satisfação em 94,4% das respostas, com melhora no aproveitamento quanto às questões de múltiplas escolhas, evoluindo de 43,7% para 63,3% (p < 0,001).

Conclusão:

A elaboração e a aplicação da plataforma móvel em reumatologia obtiveram excelentes resultados, com repercussão favorável no ensino da especialidade e boa satisfação quanto ao uso e melhor performance no que concerne ao questionamento sobre os conteúdos teóricos da plataforma.

Palavras-chave : Educação Médica; Reumatologia; Aplicativos Móveis.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )