SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2Diretivas antecipadas de vontade na percepção de estudantes de MedicinaOs efeitos de um treinamento sobre humanização entre médicos comparados a não médicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MAURO, Fernando Henrique de Oliveira et al. Relação entre os estilos de aprendizagem e simulação em cirurgia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.2, e061.  Epub 27-Jun-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.2-20220078.ing.

Introdução:

Constatou-se que o bom desempenho em técnicas convencionais não se transferia para as minimamente invasivas, e, com isso, foram criados os simuladores para melhor aprendizado.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar se a simulação em realidade virtual robótica promove habilidade para laparoscopia em acadêmicos de Medicina, associando a ferramenta VARK e o mind styles (GSD) para determinar se há correlação dos estilos de aprendizagem com a capacidade de desenvolver essas habilidades.

Método:

Realizou-se randomização de três grupos de acadêmicos de Medicina, em que um dos grupos fez simulação de um exercício de nó cirúrgico na caixa de laparoscopia (CL), e outro, o mesmo exercício no console do robô. O terceiro grupo não participou da simulção. Todos os participantes fizeram um teste prático na CL, e as performances deles foram avaliadas. Ademais, foram aplicados um pré-teste e um pós-teste, além do formulário VARK e GSD, para avaliar se havia diferença de performance entre os diferentes estilos de aprendizagem.

Resultado:

As notas das provas práticas foram relativamente homogêneas entre grupos e entre as categorias de Mind Styles e do VARK. Como não se encontrou diferença significativa entre os grupos, não foi possível demonstrar que os estilos de aprendizagem interferiram nos resultados deste estudo. Houve apenas diferença significativa entre as notas do pré-teste de pelo menos um par de grupos e entre os grupos laparoscopia e robótica com p-valor 0,038.

Conclusão:

Não houve significância estatística entre os estilos de aprendizagem e o desempenho nas tarefas propostas.

Palavras-chave : Realidade Virtual; Procedimentos Cirúrgicos Robóticos; Treinamento com Simulação; Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )