SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2Os efeitos de um treinamento sobre humanização entre médicos comparados a não médicosPerfil pedagógico da preceptoria na residência médica em anestesiologia da cidade de Manaus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MESQUITA, Juliana Leitão et al. Relação entre resiliência, autoestima e burnout em estudantes de Medicina durante a pandemia de Covid-19. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.2, e078.  Epub 27-Jun-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.2-2022-0265.ing.

Introdução:

No Brasil, é perceptível a escassez de estudos avaliando a autoestima dos alunos de Medicina durante a pandemia da Covid-19. No campo acadêmico, sabe-se que indivíduos com alta autoestima e resiliência são mais propensos ao sucesso. De acordo com a literatura atual, a resiliência foi negativamente associada à ansiedade e à síndrome de burnout (SB). A SB tornou-se um problema de saúde pública por causa do aumento de sua incidência, principalmente entre os profissionais de saúde durante a pandemia da doença por coronavírus 2019 (Covid-19), tornando imprescindível o aprofundamento desse tema.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar o nível de autoestima de estudantes de Medicina e sua associação com o grau de resiliência e de burnout durante a pandemia.

Método:

Trata-se de um estudo de coorte transversal com estudantes de Medicina do primeiro ao oitavo semestre realizado no Centro Universitário Christus, em Fortaleza, Ceará, Brasil. Foram realizados três pontos de corte: no início do semestre, no meio do semestre e no final. Aplicamos as escalas de Maslach, Wagnild e Young e Rosenberg, e um questionário sociodemográfico.

Resultado:

Estudantes com maior desgaste emocional apresentaram menor eficácia profissional (p < 0,001). A descrença e a eficácia profissional estão inversamente relacionadas (p < 0,001). Não houve variação significativa na prevalência de burnout ao longo do semestre (p = 0,593), mas essa prevalência foi alta desde o primeiro período do estudo. Além disso, quanto maior a resiliência, maior a autoestima (p < 0,001).

Conclusão:

Estudantes de Medicina apresentam altos níveis de burnout. Variações de burnout, resiliência e autoestima não se mostraram estatisticamente relevantes ao longo do semestre. Mais estudos são necessários para analisar essas variáveis.

Palavras-chave : Burnout; Autoestima; Resiliência Psicológica; Estudantes de Medicina; Covid-19.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )