SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2Relação entre resiliência, autoestima e burnout em estudantes de Medicina durante a pandemia de Covid-19ECG Tutor: desenvolvimento e avaliação de um sistema tutor inteligente gamificado para ensino de eletrocardiograma índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SOUZA, Adriane Alves Byron de et al. Perfil pedagógico da preceptoria na residência médica em anestesiologia da cidade de Manaus. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.2, e079.  Epub 27-Jun-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.2-2022-0131.

Introdução:

A residência médica é identificada como o melhor programa de formação de médicos em especialidades, sendo desenvolvida em cenário de treinamento em serviço, de duração extensa, entendida como um espaço de educação e ensino constantes. Nela, o médico em formação desenvolve não unicamente habilidades técnicas, mas também práticas de conduta responsável.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos conhecer o perfil de formação profissional dos preceptores do Programa de Residência Médica em Anestesiologia, verificar a percepção deles sobre a sua prática educativa desenvolvida no programa e identificar os modelos pedagógicos utilizados no mesmo ambiente.

Método:

Trata-se de um estudo transversal, do tipo descritivo exploratório, com abordagem quantitativa e componente analítico, realizado no período de janeiro de 2017 a janeiro de 2018, em três instituições públicas de ensino que oferecem o Programa de Residência Médica em Anestesiologia na cidade de Manaus, no Amazonas. Os dados foram coletados por meio de um instrumento contendo informações sociodemográficas, um questionário validado (com foco na percepção acerca da preceptoria), acrescido de uma questão sobre o modelo pedagógico adotado.

Resultado:

A amostra do estudo foi composta majoritariamente por preceptores do sexo feminino (60%) e com maior titulação na residência médica (96,6%). Um percentual expressivo (80%) informou não possuir formação pedagógica para desenvolver a preceptoria. O modelo pedagógico tradicional foi o mais adotado na prática docente dos preceptores.

Conclusão:

Mostra-se a importância do diagnóstico situacional da preceptoria na residência médica em Anestesiologia, apontando a necessidade de formação docente para o desenvolvimento da atividade do preceptor, bem como sua valorização adequada, objetivando a melhor formação médica.

Palavras-chave : Educação Médica; Preceptoria; Residência Médica; Anestesiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )