SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2Pedagogical profile of preceptorship in anesthesiology medical residency in the city of ManausTranslation, cross-cultural adaptation and scale validation to assess interprofessional professionalism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

PEREIRA, Larissa Acioli; LEAO, Lisley Lylás dos Santos; DERMEVAL, Diego  and  COELHO, Jorge Artur Peçanha de Miranda. ECG Tutor: desenvolvimento e avaliação de um sistema tutor inteligente gamificado para ensino de eletrocardiograma. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.2, e080.  Epub June 29, 2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.2-2022-0332.

Introdução:

Novas abordagens metodológicas têm sido sugeridas na tentativa de aprimorar a aquisição de habilidades em interpretação de eletrocardiograma (ECG), comprovadamente complexa e de difícil assimilação. Diante da expansão das metodologias ativas e do estímulo às inovações tecnológicas para o ensino médico, o uso de tecnologias de internet (e-learning) ganha força, destacando a utilização de plataformas com inteligência artificial, como os sistemas tutores inteligentes (STI), por sua capacidade de promover instrução adaptativa. Pesquisadores têm utilizado gamificação (técnicas de design de jogos) em conjunto com os STI, reportando maior engajamento.

Objetivo:

Buscando melhorar o desempenho de aprendizagem em ECG entre graduandos de Medicina por meio do desenvolvimento de novas metodologias e considerando os benefícios dos STI e do uso da gamificação na educação médica, o presente estudo objetivou explorar o interesse e a motivação dos acadêmicos de Medicina na utilização conjunta de tais tecnologias para estudar ECG.

Método:

Trata-se de uma pesquisa exploratória e quantitativa, na qual protótipos do design gráfico de STI gamificado instrutor de ECG foram idealizados por professores do curso médico e avaliados por acadêmicos de Medicina de uma universidade pública e outra particular após aprimoramento para um formato interativo, com a contribuição de uma equipe interdisciplinar.

Resultado:

No primeiro momento, participaram da pesquisa 53 graduandos do quinto ao 11º período do curso. Reduziu-se esse número para 14 na segunda etapa. A análise mostrou aprovação nos aspectos relacionados à facilidade de uso percebida, à utilidade percebida, à atitude em direção ao uso e à intenção de uso. Evidenciou-se a premência de adaptação também para dispositivos móveis e aperfeiçoamento nos elementos de gamificação e estética.

Conclusão:

Os resultados obtidos permitem concluir que os alunos de Medicina demonstraram intenção de uso futuro do ECG Tutor, implicando a necessidade de desenvolvimento de uma solução computacional do sistema e mensuração do seu impacto no aprendizado dos estudantes.

Keywords : Eletrocardiograma; Educação Médica; Tecnologia Educacional; Inteligência Artificial.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )