SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2Perfil pedagógico da preceptoria na residência médica em anestesiologia da cidade de ManausTradução, adaptação transcultural e validação de escala que avalia o profissionalismo interprofissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

PEREIRA, Larissa Acioli; LEAO, Lisley Lylás dos Santos; DERMEVAL, Diego  e  COELHO, Jorge Artur Peçanha de Miranda. ECG Tutor: desenvolvimento e avaliação de um sistema tutor inteligente gamificado para ensino de eletrocardiograma. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.2, e080.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.2-2022-0332.

Introdução:

Novas abordagens metodológicas têm sido sugeridas na tentativa de aprimorar a aquisição de habilidades em interpretação de eletrocardiograma (ECG), comprovadamente complexa e de difícil assimilação. Diante da expansão das metodologias ativas e do estímulo às inovações tecnológicas para o ensino médico, o uso de tecnologias de internet (e-learning) ganha força, destacando a utilização de plataformas com inteligência artificial, como os sistemas tutores inteligentes (STI), por sua capacidade de promover instrução adaptativa. Pesquisadores têm utilizado gamificação (técnicas de design de jogos) em conjunto com os STI, reportando maior engajamento.

Objetivo:

Buscando melhorar o desempenho de aprendizagem em ECG entre graduandos de Medicina por meio do desenvolvimento de novas metodologias e considerando os benefícios dos STI e do uso da gamificação na educação médica, o presente estudo objetivou explorar o interesse e a motivação dos acadêmicos de Medicina na utilização conjunta de tais tecnologias para estudar ECG.

Método:

Trata-se de uma pesquisa exploratória e quantitativa, na qual protótipos do design gráfico de STI gamificado instrutor de ECG foram idealizados por professores do curso médico e avaliados por acadêmicos de Medicina de uma universidade pública e outra particular após aprimoramento para um formato interativo, com a contribuição de uma equipe interdisciplinar.

Resultado:

No primeiro momento, participaram da pesquisa 53 graduandos do quinto ao 11º período do curso. Reduziu-se esse número para 14 na segunda etapa. A análise mostrou aprovação nos aspectos relacionados à facilidade de uso percebida, à utilidade percebida, à atitude em direção ao uso e à intenção de uso. Evidenciou-se a premência de adaptação também para dispositivos móveis e aperfeiçoamento nos elementos de gamificação e estética.

Conclusão:

Os resultados obtidos permitem concluir que os alunos de Medicina demonstraram intenção de uso futuro do ECG Tutor, implicando a necessidade de desenvolvimento de uma solução computacional do sistema e mensuração do seu impacto no aprendizado dos estudantes.

Palavras-chave : Eletrocardiograma; Educação Médica; Tecnologia Educacional; Inteligência Artificial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )