SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2Using computational technologies (Weblab) in an undergraduate medical course as supporting tools for laboratorial practicesWorkshop on item writing to assess basic sciences in health professional education: an experience report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MARQUEZ, Leticia Verri et al. “Aprendizagem Baseada em Memes”: criatividade, afeto e cuidado em um componente curricular de Saúde Coletiva. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.2, e052.  Epub June 12, 2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.2-20220247.

Introdução:

A pedagogia freiriana aponta a educação como uma prática social consoante a uma realidade em transformação e direcionada às demandas de seu público. Na educação médica, aplica-se tal concepção quando o ato pedagógico é um modelo de cuidado para os discentes. Nesse sentido, estratégias que promovem a expressão de sentimentos de forma livre, lúdica e criativa são práticas que promovem o cuidado e contribuem para uma formação humanista e reflexiva, como preconizado nas DCN para o curso de graduação em Medicina. O objetivo deste relato de experiência é compartilhar uma experiência bem-sucedida da utilização de memes em uma atividade de feedback do componente curricular de Saúde Coletiva de um curso de Medicina de uma universidade federal brasileira.

Relato de experiência:

No último encontro do semestre, os estudantes, reunidos em pequenas equipes, foram orientados a criar memes que refletissem suas principais percepções acerca do módulo, ou seja, que destacassem os momentos mais marcantes e os aprendizados compartilhados ao longo do semestre. Em seguida, a turma toda se reuniu por videochamada, e um representante de cada equipe fez o feedback apreciativo do semestre utilizando o meme criado, além de compartilhar o “momento a-há” elegido pelo grupo, ou seja, o mais marcante e transformador do módulo.

Discussão:

Percebe-se que a utilização de memes e outros recursos lúdicos na educação médica é importante e recomendada, pois, além de tornar o processo de aprendizagem mais ativo e efetivo, o que está de acordo com os princípios das DCN, é uma forma de cuidado em saúde com os discentes. Além disso, essa dinâmica permite uma maior interação entre os alunos e estimula o senso de pertencimento. Ademais, a realização de feedbacks na graduação de Medicina é fundamental para o processo de aprendizado e também para o aprimoramento de habilidades necessárias à prática profissional, e essa atividade se mostrou facilitada e efetiva quando feita por meio do uso de memes.

Conclusão:

A utilização de memes na sessão de feedback se mostrou benéfica, criativa e salutogênica, além de ser uma estratégia que preza o cuidado e a expressão de sentimentos dos alunos, e, por isso, deve ser encorajada.

Keywords : Educação Médica; Promoção da Saúde; Pandemia; Saúde Mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )