SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2Emprego de tecnologias computacionais (Weblab) como suporte às práticas laboratoriais em curso de MedicinaOficina para elaboração de testes de múltipla escolha de ciências básicas aplicadas: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MARQUEZ, Leticia Verri et al. “Aprendizagem Baseada em Memes”: criatividade, afeto e cuidado em um componente curricular de Saúde Coletiva. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.2, e052.  Epub 12-Jun-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.2-20220247.

Introdução:

A pedagogia freiriana aponta a educação como uma prática social consoante a uma realidade em transformação e direcionada às demandas de seu público. Na educação médica, aplica-se tal concepção quando o ato pedagógico é um modelo de cuidado para os discentes. Nesse sentido, estratégias que promovem a expressão de sentimentos de forma livre, lúdica e criativa são práticas que promovem o cuidado e contribuem para uma formação humanista e reflexiva, como preconizado nas DCN para o curso de graduação em Medicina. O objetivo deste relato de experiência é compartilhar uma experiência bem-sucedida da utilização de memes em uma atividade de feedback do componente curricular de Saúde Coletiva de um curso de Medicina de uma universidade federal brasileira.

Relato de experiência:

No último encontro do semestre, os estudantes, reunidos em pequenas equipes, foram orientados a criar memes que refletissem suas principais percepções acerca do módulo, ou seja, que destacassem os momentos mais marcantes e os aprendizados compartilhados ao longo do semestre. Em seguida, a turma toda se reuniu por videochamada, e um representante de cada equipe fez o feedback apreciativo do semestre utilizando o meme criado, além de compartilhar o “momento a-há” elegido pelo grupo, ou seja, o mais marcante e transformador do módulo.

Discussão:

Percebe-se que a utilização de memes e outros recursos lúdicos na educação médica é importante e recomendada, pois, além de tornar o processo de aprendizagem mais ativo e efetivo, o que está de acordo com os princípios das DCN, é uma forma de cuidado em saúde com os discentes. Além disso, essa dinâmica permite uma maior interação entre os alunos e estimula o senso de pertencimento. Ademais, a realização de feedbacks na graduação de Medicina é fundamental para o processo de aprendizado e também para o aprimoramento de habilidades necessárias à prática profissional, e essa atividade se mostrou facilitada e efetiva quando feita por meio do uso de memes.

Conclusão:

A utilização de memes na sessão de feedback se mostrou benéfica, criativa e salutogênica, além de ser uma estratégia que preza o cuidado e a expressão de sentimentos dos alunos, e, por isso, deve ser encorajada.

Palavras-chave : Educação Médica; Promoção da Saúde; Pandemia; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )