SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2“Aprendizagem Baseada em Memes”: criatividade, afeto e cuidado em um componente curricular de Saúde ColetivaPhotovoice como ferramenta de ensino e aprendizado sobre cuidados paliativos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

FELICIANO, Cinara Silva et al. Oficina para elaboração de testes de múltipla escolha de ciências básicas aplicadas: relato de experiência. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.2, e067.  Epub 12-Jun-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.2-2022-0297.

Introdução:

A avaliação do estudante é componente essencial de todo programa educacional. O aprendizado das ciências básicas é fundamental para dar sentido ao que se aprende na fase clínica da formação de um profissional em saúde. Entretanto, a maioria dos treinamentos de elaboradores de testes de múltipla escolha (TME) é voltada à formulação de questões clínicas e não inclui abordagem específica para questões das ciências básicas.

Relato de experiência:

Foi realizada uma oficina para a capacitação docente na elaboração de TME de aplicação dos conhecimentos de ciências básicas, visando à elaboração de uma prova a ser aplicada no final do ciclo básico de seis cursos da saúde. O material instrucional foi elaborado pelos autores, que ofereceram uma oficina no formato on-line. Um diferencial dessa capacitação foi a aplicação de modelos de elaboração de enunciados com contextos definidos, utilizando momentos de preparo assíncronos e encontro síncrono. Após a oficina, aplicaram-se questionários sobre a satisfação e aprendizagem dos participantes. A maioria avaliou a oficina como boa ou muito boa e referiu aumento da percepção de capacidade para elaborar TME, e, ao final, somente 7% se sentiram pouco preparados para elaborar um TME seguindo as boas práticas. Houve melhora na qualidade dos TME elaborados, tendo como referencial os índices de dificuldade e discriminação.

Discussão:

Existem evidências do valor do desenvolvimento do corpo docente na melhoria da qualidade das questões produzidas. O formato de oficina proposto foi bem avaliado pelos participantes e contribuiu para a qualidade das questões de provas aplicadas ao final do ciclo básico.

Conclusão:

Estratégias como a descrita qualificam as avaliações dentro da escola e contribuem para a organização de provas externas.

Palabras clave : Avaliação do Estudante; Conhecimento; Testes de Múltipla Escolha; Ciências Básicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )