SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2Photovoice como ferramenta de ensino e aprendizado sobre cuidados paliativosDiretrizes curriculares do curso médico: o “GPS” precisa ser reprogramado? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

VIEIRA, Joaquim Edson; AKAMATSU, Flávia Emi  e  JACOMO, Alfredo Luiz. Ensino da anatomia: dissecção em associação com a tecnologia no curso de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.2, e072.  Epub 09-Jun-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.2-20220290.

Introdução:

Um estudo de 2010 apontou as necessidades futuras da educação médica, com conteúdos e práticas integrados, fomentada pela tecnologia educacional virtual e pela prioridade na competência, não no tempo. A anatomia, indistinta de outros fundamentos da medicina, enfrenta restrições à dissecção de cadáveres.

Objetivo:

Ensaio sobre o ensino da anatomia em contextos clínicos e com emprego de tecnologias.

Método:

Utilizaram-se a plataforma PubMed da National Library of Medicine e os descritores ((anatomy [MeSH Terms]) AND (method, teaching [MeSH Terms])) AND (surgery [MeSH Terms]).

Resultado:

Há indicação de 316 artigos no período 2000-2022 (junho de 2022). A principal pergunta sobre o ensino de anatomia refere-se à substituição da técnica de dissecção e, por consequência, do uso do cadáver. Estudos sugerem a manutenção do uso da dissecção, da prossecção e de maior uso de meios digitais e modelares.

Conclusão:

O material cadavérico deve ser garantido com maior uso da prossecção, com a dissecção sendo dirigida ou eletiva. Realidade virtual e material de prossecção devem ser assimilados como instrumentais e supervisionados por anatomistas qualificados e enriquecidos pela interpretação e aplicabilidade clínica.

Palavras-chave : Anatomia; Dissecção; Educação de Graduação em Medicina; Currículo; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )