SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2Teaching anatomy: dissection in association with technology in the Medical courseTeaching in cultural psychiatry: towards a decolonial attitude. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

NOBRE, Maria Luísa et al. Diretrizes curriculares do curso médico: o “GPS” precisa ser reprogramado?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.2, e055.  Epub June 12, 2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.2-20220252.

Introdução:

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) constituem as direções para formação do currículo de um curso. As DCN do curso médico atual foram instituídas há quase uma década. Nesse período, o mundo passou por mudanças sem precedentes, e a educação médica não pode ficar para trás.

Desenvolvimento:

O ensino médico no Brasil teve nos últimos 100 anos três principais modelos de ensino: desde o flexneriano, passando pela Problem-Based Learning (PBL), até o atual ensino baseado em competências. O entendimento de que o aluno é o centro do processo ensino aprendizagem já está enfatizado nas DCN de 2014, mas será que esse conceito está sendo implementado na prática das instituições de ensino superior? Como as DCN podem ajudar a guiar de forma mais clara e efetiva uma formação médica que vá além do conhecimento técnico e lapidar um profissional humanizado, ético e com olhar para o indivíduo e para a comunidade? Será que precisaremos “reprogramar” o Global Positioning System (GPS), a rota, das DCN depois de enfrentarmos tantas mudanças decorrentes da pandemia da Covid-19?

Conclusão:

Apesar dos desafios, há crescente envolvimento do corpo docente das instituições de ensino superior nas melhorias necessárias para a formação médica atual.

Keywords : Educação Médica; Aprendizado Ativo; Currículo; Instituições de Ensino Superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )