SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2Ensino da anatomia: dissecção em associação com a tecnologia no curso de MedicinaEnsino em psiquiatria cultural: rumo a uma atitude decolonial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

NOBRE, Maria Luísa et al. Diretrizes curriculares do curso médico: o “GPS” precisa ser reprogramado?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.2, e055.  Epub 12-Jun-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.2-20220252.

Introdução:

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) constituem as direções para formação do currículo de um curso. As DCN do curso médico atual foram instituídas há quase uma década. Nesse período, o mundo passou por mudanças sem precedentes, e a educação médica não pode ficar para trás.

Desenvolvimento:

O ensino médico no Brasil teve nos últimos 100 anos três principais modelos de ensino: desde o flexneriano, passando pela Problem-Based Learning (PBL), até o atual ensino baseado em competências. O entendimento de que o aluno é o centro do processo ensino aprendizagem já está enfatizado nas DCN de 2014, mas será que esse conceito está sendo implementado na prática das instituições de ensino superior? Como as DCN podem ajudar a guiar de forma mais clara e efetiva uma formação médica que vá além do conhecimento técnico e lapidar um profissional humanizado, ético e com olhar para o indivíduo e para a comunidade? Será que precisaremos “reprogramar” o Global Positioning System (GPS), a rota, das DCN depois de enfrentarmos tantas mudanças decorrentes da pandemia da Covid-19?

Conclusão:

Apesar dos desafios, há crescente envolvimento do corpo docente das instituições de ensino superior nas melhorias necessárias para a formação médica atual.

Palavras-chave : Educação Médica; Aprendizado Ativo; Currículo; Instituições de Ensino Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )