SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2National curriculum guidelines for the medical course: does the “GPS” need rerouting?Reflections on the use of the Progress Test in the programmatic student assessment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SEABRA, Danilo Silveira; VIEIRA, Lívia Ciaramello; CARVALHO, Luciana Andrade  and  MACEDO, Lucas Naufal. Ensino em psiquiatria cultural: rumo a uma atitude decolonial. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.2, e073.  Epub June 29, 2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.2-2022-0165.

Introdução:

O presente ensaio é baseado na experiência de ensino do Programa de Psiquiatria Social e Cultural da Universidade de São Paulo (ProSol)e em fundamentações teóricas do campo da psiquiatria cultural.

Desenvolvimento:

Neste ensaio, destaca-se a importância do ensino em psiquiatria cultural para a formação de residentes na psiquiatria. A psiquiatria brasileira, ao longo de sua história, ficou marcada pela absorção dos conhecimentos advindos dos países desenvolvidos com pouca preocupação com a realidade brasileira. O ensino dos aspectos culturais, dentro da psiquiatria, possibilita reativar a importância da realidade e especificidade brasileiras para o ensino dos residentes.

Conclusão:

A tese central deste ensaio é que o ensino de psiquiatria cultural é uma forma de decolonização do ensino, na medida em que torna os psiquiatras mais aptos para enfrentar os vários cenários clínicos de um país diverso e cheio de contradições como o Brasil.

Keywords : Psiquiatria; Psiquiatria Cultural; Internato e Residência.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )