SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2Diretrizes curriculares do curso médico: o “GPS” precisa ser reprogramado?Reflexões sobre a utilização do Teste de Progresso na avaliação programática do estudante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SEABRA, Danilo Silveira; VIEIRA, Lívia Ciaramello; CARVALHO, Luciana Andrade  e  MACEDO, Lucas Naufal. Ensino em psiquiatria cultural: rumo a uma atitude decolonial. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.2, e073.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.2-2022-0165.

Introdução:

O presente ensaio é baseado na experiência de ensino do Programa de Psiquiatria Social e Cultural da Universidade de São Paulo (ProSol)e em fundamentações teóricas do campo da psiquiatria cultural.

Desenvolvimento:

Neste ensaio, destaca-se a importância do ensino em psiquiatria cultural para a formação de residentes na psiquiatria. A psiquiatria brasileira, ao longo de sua história, ficou marcada pela absorção dos conhecimentos advindos dos países desenvolvidos com pouca preocupação com a realidade brasileira. O ensino dos aspectos culturais, dentro da psiquiatria, possibilita reativar a importância da realidade e especificidade brasileiras para o ensino dos residentes.

Conclusão:

A tese central deste ensaio é que o ensino de psiquiatria cultural é uma forma de decolonização do ensino, na medida em que torna os psiquiatras mais aptos para enfrentar os vários cenários clínicos de um país diverso e cheio de contradições como o Brasil.

Palavras-chave : Psiquiatria; Psiquiatria Cultural; Internato e Residência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )