SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número4Elaboração e validação da Escala Brasileira de Empatia Clínica (EBEC): teste-pilotoA formação do nefrologista: uma análise bioética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BARROS, Larissa Navarro; MUNIZ, José Robertto Bueno; AQUINO, Ana Clara Nascimento De  e  BRITO, Caio Vinícius Botelho. Ferramenta digital como recurso de ensino-aprendizagem da otorrinolaringologia: construção de um protótipo. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2024, vol.48, n.4, e103.  Epub 02-Set-2024. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v48.4-2023-0283.

Introdução:

Os recursos tecnológicos digitais, a exemplo dos jogos, podem ser usados de forma eficiente e colaborativa no processo de ensino-aprendizagem, principalmente pela facilidade de serem inseridos no contexto acadêmico, uma vez que significativa parte dos estudantes tem acesso à internet e faz uso desses mecanismos em seu cotidiano. Tais recursos podem ser utilizados para aprimorar o conhecimento acerca de uma área específica, como a otorrinolaringologia, que envolve habilidades clínicas essenciais na formação do médico generalista, sendo destaque entre os agravos frequentes na atenção primária.

Objetivo:

Nesta pesquisa, objetiva-se o desenvolvimento de uma ferramenta didática que possa auxiliar na aquisição de conhecimentos específicos pertinentes à prática clínica de médicos egressos.

Método:

Trata-se de um estudo descritivo, de caráter experimental de um aplicativo denominado ORLearning, baseado em competências previamente definidas em um consenso Delphi, a ser usado em estudantes de Medicina a respeito da otorrinolaringologia.

Resultado:

Construiu-se o protótipo com interfaces próprias destinado a discentes de Medicina.

Conclusão:

Frisamos a importância do uso dessas ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem da especialidade para graduandos e recém-formados em Medicina, de modo a tornar esse processo lúdico e inovador.

Palavras-chave : Aprendizagem Ativa; Jogos Experimentais; Otorrinolaringologia; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )