SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1Arte e literatura: envolvimento de estudantes para formação humana e desenvolvimento de habilidades médicasElaboração do Mapa da Empatia em Saúde na Percepção do Paciente (MES-PP) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SANTOS, Daniel Lucas de Oliveira; COSTA, Kristen Tolomelli; CIRILO, Pauliane Romano  e  CARDOSO, Ana Maria de Jesus. Desafios enfrentados para o atendimento de pacientes surdos: um estudo com docentes de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2025, vol.49, n.1, e027.  Epub 12-Fev-2025. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v49.1-2024-0175.

Introdução:

A surdez é caracterizada pela diminuição da capacidade de percepção de sons, e a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida legalmente como forma de comunicação para indivíduos surdos. Além disso, estabelece-se que a assistência à saúde das pessoas surdas deve ser conduzida ou mediada por profissionais treinados no uso da Libras. Contudo, o despreparo dos profissionais de saúde para se comunicar de formas que extrapolam a oralidade é uma realidade profusa no sistema de saúde brasileiro.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo identificar os desafios enfrentados por docentes de um curso de Medicina para o atendimento de pessoas surdas.

Método:

Trata-se de uma pesquisa observacional, transversal, realizada por meio de um questionário on-line, cujo público-alvo foi composto por profissionais da saúde que lecionam no curso de Medicina de uma instituição particular de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O instrumento utilizado foi elaborado pelos pesquisadores com base na Attitudes to Deafness Scale. Realizou-se um pré-teste no qual a consistência interna, avaliada pelo coeficiente alfa de Cronbach, foi classificada como aceitável (0,76). Após a coleta, os dados foram tabulados no Microsoft Excel e analisados no software R.

Resultado:

O estudo contou com 89 participantes, dos quais 78% declararam não possuir nenhum conhecimento sobre Libras, 88% afirmaram que não se sentem preparados para atender pessoas surdas e 91% nunca realizaram alguma capacitação para conduzir esses atendimentos. Os principais desafios identificados foram o desconhecimento dos recursos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde para os pacientes surdos e a incapacidade de fornecer orientações adequadas. Os resultados também sugerem que os participantes com capacitação para atender pessoas surdas percebem como menores os desafios para os atendimentos. Ademais, participantes sem experiência prévia com pacientes surdos relataram maior dificuldade em guiar os alunos para o atendimento dessa população.

Conclusão:

Os resultados evidenciam numerosos desafios enfrentados pelos participantes para o atendimento de pessoas surdas. A análise dos achados reforça a falha estrutural na inclusão efetiva das pessoas com deficiência durante a formação profissional e nos serviços de saúde em geral.

Palavras-chave : Atenção à Saúde; Surdez; Docentes de Medicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )