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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BERNARDES, Liliane Faria et al. Elaboração do Mapa da Empatia em Saúde na Percepção do Paciente (MES-PP). Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2025, vol.49, n.1, e015.  Epub 13-Mar-2025. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v49.1-2024-0097.

Introdução:

A capacidade empática autoavaliada e os comportamentos empáticos dos médicos se correlacionam mal ou não se correlacionam com as perspectivas dos pacientes sobre o aspecto das interações médico-paciente. Assim, qualquer avaliação da empatia do médico deve considerar as perspectivas dos pacientes. Isso permite uma compreensão mais concreta da interação médico-paciente.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo elaborar um instrumento baseado no Mapa da Empatia em Saúde (MES) para avaliação do atendimento empático do estudante de medicina na perspectiva do paciente.

Método:

Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e descritiva para construção de um instrumento capaz de avaliar a empatia clínica de estudantes de Medicina na perspectiva do paciente. O estudo teve três fases: 1. elaboração do Mapa da Empatia em Saúde na Percepção do Paciente (MES-PP): adaptação do MES; 2. adequação do conteúdo do instrumento: utilizando a técnica de painel de especialistas; 3. avaliação do grau de clareza e da exequibilidade do instrumento na população-alvo, no cenário de aprendizagem: distribuição para pacientes no cenário ambulatorial.

Resultado:

A adequação do instrumento para ser utilizado pelos pacientes, nos cenários de ensino em saúde, levou em consideração os pilares conceituais da empatia - tomada de perspectiva, compartilhamento emocional e preocupação empática -, bem como as sugestões dos especialistas e os pré-testes realizados com pacientes. Todas as sugestões foram debatidas pelos pesquisadores e acatadas, após consenso de que indicavam avanços e melhorias do instrumento, no sentido de viabilizar a utilização pelos pacientes em cenários de aprendizagem em saúde. A versão final do MES-PP apresenta quatro quadrantes contendo questões fechadas/emojis abordando os sentimentos e as necessidades do paciente perante o quadro clínico, bem como a percepção e a conduta do profissional de saúde em relação aos aspectos biomédicos, afetivos e sociais.

Conclusão:

A versão final do MES-PP mostrou-se de fácil entendimento e aplicação no contexto do ensino assistencial e foi considerada pelos participantes das diferentes fases do estudo uma ferramenta educacional com grande potencial instrucional no que tange ao desenvolvimento de empatia, no cenário de aprendizagem clínica.

Palavras-chave : Educação Médica; Empatia; Relação Médico-Paciente.

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