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Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
RESENDE, Pedro Paulo Trindade; PEREIRA, Alexandre de Araújo e PEIXOTO, José Maria. Avaliação do Teste do Progresso de uma faculdade de Medicina pelos pressupostos da Taxonomia SOLO. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2025, vol.49, n.1, e023. Epub 16-Mar-2025. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v49.1-2023-0262.
Introdução:
A capacitação de futuros egressos das faculdades de Medicina para uma prática assistencial responsável e qualificada de atenção à saúde é um desafio. O objetivo é que estejam aptos para a resolução de problemas que demandem habilidades cognitivas de ordem superior. Sendo assim, a avaliação da aquisição de tais competências se torna muito importante. Um método de avaliação que vem ganhando atenção no ensino médico é o Teste do Progresso (TP). Teorias cognitivas têm trazido progresso em pesquisas educacionais relativas aos processos de avaliação. Utilizamos no nosso estudo a Taxonomia Structure of Observing Learning Outcome (SOLO) para avaliar e categorizar os itens do TP aplicado em uma faculdade de Medicina. A Taxonomia SOLO (TS) possibilita a análise cognitiva necessária para a realização de determinadas tarefas, permitindo uma observação integral da compreensão do entendimento do aluno. Utilizamos também no nosso estudo a Teoria Clássica dos Testes (TCT) e calculamos para cada item de múltipla escolha (IME) do TP o índice de dificuldade (IDF) e o índice de discriminação (ID), e os correlacionamos com a classificação SOLO.
Objetivo:
Este estudo teve como objetivo avaliar características do TP aplicado em uma faculdade privada de Medicina, analisando seus itens pelos pressupostos da TS e correlacionando-os com a TCT.
Método:
Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa. De acordo com os princípios da TS, foram realizadas a análise e a caracterização dos itens da prova de um TP aplicado em uma faculdade privada de Medicina e a correlação com o IDF e o ID.
Resultado:
Verificamos um equilíbrio entre a aprendizagem superficial (AS) e a aprendizagem profunda (AP) no total de itens e uma relação direta entre os níveis de AP e IME compostos por casos clínicos. Não verificamos diferença estatisticamente significativa entre as categorias SOLO quanto às médias do IDF e do ID.
Conclusão:
A análise das atividades avaliativas não deve ser restringida às propriedades psicométricas. Ferramentas taxonômicas, como a TS, podem auxiliar de maneira significativa a realização dessas atividades, de modo a conciliar as avaliações ao currículo, possibilitar a realização de provas adequadas ao nível de aprendizagem desejável e favorecer a progressividade do ensino.
Palavras-chave : Taxonomia; Educação Médica; Desempenho acadêmico; Avaliação Educacional.