SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número32Terceira via, terceiro setor e a parceria IAS: sistemas de ensino público no BrasilRedefinição do Papel do Estado no Brasil: implicações do modelo gerencial para as políticas de gestão da educação básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

MISKALO, Inês Kisil. Soluções educacionais para o desenvolvimento humano. Educ. Teoria Prática [online]. 2009, vol.19, n.32, pp.37-55. ISSN 1981-8106.

O grande desafio da educação no Brasil não é só universalizar o acesso ao ensino, mas dar condições para a permanência e sucesso dos alunos. Para isso, é preciso investir na qualificação de professores e na adoção de políticas públicas eficientes, eficazes e efetivas, baseadas em modelos de gestão configurados pela articulação de recursos humanos, materiais e financeiros e, principalmente, de conhecimentos com focos em resultados. A reestruturação qualitativa que a educação pública precisa só se efetuará com um esforço tríplice envolvendo a vontade política do poder público, a cooperação do setor privado e a contribuição da sociedade civil. Essas parcerias garantem à esfera pública a viabilização de projetos fundamentais para o crescimento do País. E permitem que a educação passe a ocupar o lugar de destaque que ela merece na agenda nacional como via para o desenvolvimento humano, porque é essencial para garantir às pessoas os conhecimentos e competências que lhes permitem fazer escolhas conscientes, melhorar sua saúde e participar ativamente na sociedade. Esse artigo pretende refletir sobre a missão do Instituto Ayrton Senna em promover a educação de qualidade às novas gerações de brasileiros como precondição para o desenvolvimento humano. Seus programas educacionais levam para as redes públicas de ensino municipais e estaduais práticas gestoras que garantem mudanças conceituais e alteram o ciclo vicioso do fracasso escolar.

Palabras clave : Desenvolvimento Humano; Educação de Qualidade; Gestão Educacional; Educação Formal; Políticas Públicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )