SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número32Redefinição do Papel do Estado no Brasil: implicações do modelo gerencial para as políticas de gestão da educação básicaAção empresarial e educação pública no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SOUZA, Silvana Aparecida de. Formas renovadas de privatização da educação no Brasil: o trabalho voluntário e a responsabilidade social da empresa (RSE). Educ. Teoria Prática [online]. 2009, vol.19, n.32, pp.73-88. ISSN 1981-8106.

O presente texto aborda pesquisa conceitual realizada, a qual teve como objeto o trabalho voluntário na educação, quando ligado às ações denominadas de Responsabilidade Social da Empresa (RSE). Pode-se afirmar que tais ações se enquadram como formas renovadas de privatização da educação, pela via da precarização de sua oferta e manutenção pelo poder público, e que corresponde ao estímulo a que cada voluntário contribua para a manutenção dessa atividade (a educação), legitimando-se cada dia mais a idéia de que o poder público não pode arcar sozinho com a totalidade dessa responsabilidade. Conclui-se portanto que essa nova forma de privatização se dá de maneira indireta, já que o poder público não abandona formalmente a responsabilidade para com o financiamento e a manutenção do sistema público de educação, mas há um compartilhamento dessas responsabilidades com os cidadãos, na condição de voluntários, pois grande parte das ações e doações efetuadas por força das ações de RSE não implicam em investimentos realizados pela própria empresa, mas são decorrentes da mobilização ou doação direta dos funcionários/voluntários.

Palavras-chave : Trabalho Voluntário e Educação; Público e Privado na Educação; Responsabilidade Social da Empresa e Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )