SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número32Sistema de gestão integrado: a implantação de uma parceria no município de São José dos CamposO entrefigurar-se da palavra no tempo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SILVEIRA, Adriana A. Dragone. Algumas considerações sobre as normas do processo de licitação pública, contratos e convênios no estabelecimento de parcerias educacionais entre a administração pública e a esfera privada. Educ. Teoria Prática [online]. 2009, vol.19, n.32, pp.143-159. ISSN 1981-8106.

Atualmente a articulação entre a administração pública e a esfera privada assume novos contornos em função da reforma do Estado brasileira e é uma tendência que tem se acentuado na área educacional nos municípios paulistas a partir da municipalização do ensino fundamental, com a consolidação de parcerias, convênios envolvendo a compra de sistemas de ensino privado pelas redes municipais de ensino, a subvenção de vagas em entidades privadas e a contratação de instituições privadas visando à elaboração de políticas educacionais para a gestão municipal. (ADRIÃO, BORGHI, 2008). Desta forma, este artigo procura apresentar e analisar, a partir da legislação nacional, os procedimentos para o estabelecimento destas diferentes modalidades de parcerias entre a administração pública municipal e entidades privadas, físicas ou jurídicas, discutindo as normas para o processo de licitação para a contratação de serviços e obras e aquisição de bens, para a celebração dos contratos e o estabelecimento de convênios com organizações sociais para o repasse de recursos públicos, buscando compreender as possibilidades legais para a introdução de mecanismos de privatização na educação.

Palavras-chave : Parcerias Público-Privado na Educação; Licitação Pública; Contratos; Convênios; Financiamento da Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )